Alunos da EEB São José de São Joaquim vão às urnas em simulação de eleições
Considerando o ano eleitoral, e que a maioria dos estudantes será eleitor pela primeira vez, a professora Cristiane Figueiredo de Oliveira, da EEB São José, em São Joaquim, propõe um processo eleitoral entre alunos do ensino médio da escola.
O projeto Eleições na Escola visa aproveitar o momento para debater e conscientizar os estudantes sobre a importância do voto, assim como o exercício da cidadania, a prática da democracia, a liberdade de pensamento e a preservação da ética.
A fase inicial foi escolher o cargo que cada aluno queria concorrer sendo eles: presidente e vice-presidente, governador e vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Após a pesquisa para conhecer o cargo escolhido, os alunos apresentam em sala à professora e aos demais colegas. Dessa forma, todos ficaram cientes da escolha de cada candidato e o que esperar deles depois de eleitos.
Na sequência, os “candidatos alunos” preparam material de campanha como santinho e cartazes, de acordo com as regras da justiça eleitoral. Com todos reunidos os candidatos apresentaram suas propostas. Alguns gravaram vídeos com seus discursos, outros se apresentaram ao vivo diante dos colegas.
Entre as etapas seguintes está previsto debate entre os candidatos a presidente e a governador, além de palestras com políticos locais. A última etapa será a realização das eleições, quando serão conhecidos os eleitos, conforme prevê a Constituição da República Federativa do Brasil.
Informações adicionais para a imprensa:
Edinéia Rauta
Secretaria de Estado da Educação
Telefone: 48-8843-5084
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br