Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Secretário da Agricultura participa...

Secretário da Agricultura participa da Semana Acadêmica de Agropecuária no IFC Camboriú

Os alunos do curso de Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense (IFC), campus de Camboriú, e a comunidade em geral terão uma semana voltada para palestras e capacitações. A Semana Acadêmica de Agropecuária é uma iniciativa do IFC e acontece entre os dias 16 e 19 deste mês. Um dos palestrantes será o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, que estará em Camboriú nesta quarta-feira,17, às 8h para tratar das perspectivas do agronegócio para os próximos anos e as oportunidades para os profissionais das ciências agrárias que atuarão prestando serviços para o setor.

O secretário destaca que é importante que os jovens, que optaram pelo curso de técnico em agropecuária, saibam quais são os desafios, as perspectivas e as oportunidades que se apresentam para o agronegócio do Brasil. Segundo Spies,  existem inúmeras análises de entidades especializadas em estratégias de desenvolvimento que apontam que o agronegócio do Brasil será a principal força motriz do desenvolvimento. “Nós temos excelentes condições de produzir diversos produtos em diferentes climas, aproveitando toda a diversidade e fazendo com que o nosso agronegócio se torne extremamente competitivo no mercado global“.

O Brasil tem um leque de oportunidades para o agronegócio e é candidato a ser o maior produtor de proteína animal do mundo. “À medida que o poder aquisitivo da população aumenta, cresce também o consumo de proteína animal. E o Brasil tem uma grande capacidade de produzir biomassa, que pode ser transformada em proteína animal com a criação de gado e a produção de leite e também de produzir grãos que podem ser convertidos em frangos e suínos”, explica Spies.

Para os futuros técnicos em agropecuária, o secretario acredita que há um importante mercado a ser explorado nas áreas de gestão de propriedades rurais, piscicultura, maricultura, produção de mel e de produtos de origem florestal. “Quem apostar na formação de ciências agrárias no Brasil, certamente terá espaço para trabalho, crescimento profissional e econômico.”

Airton Spies é Doutor em Economia dos Recursos Naturais e Mestre em Ciências Agrícolas, tem graduações como Engenheiro Agrônomo e Administrador de Empresas. E também é formado como Técnico Agrícola em Camboriú.

A Semana Acadêmica de Agropecuária tem entrada gratuita e é aberta para os alunos do curso de Técnico em Agropecuária e para a comunidade em geral.

Informações adicionais para a imprensa:
Ana Ceron
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca
imprensa@agricultura.sc.gov.br
Fone: (48)-3664-4417/ (48) 8843-4996
www.agricultura.sc.gov.br