Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Curso de Engenharia Florestal...

Curso de Engenharia Florestal da Udesc Lages completa dez anos

Essa segunda-feira, 15, será dia de comemoração no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Lages. O curso de Engenharia Florestal está completando dez anos, com cerimônia marcada para as 14h, no Anfiteatro Caverna, durante a abertura da 9ª Semana Acadêmica de Engenharia Florestal.

Em uma década o curso já formou mais de 300 alunos e se destaca na capacitação técnica e científica de profissionais, em uma área bem reconhecida no mercado de trabalho. De acordo com o diretor-geral da Udesc Lages, João Fert Neto, que é um dos fundadores, “desde o início o curso teve relevante inserção na comunidade catarinense, visando o desenvolvimento social. Os profissionais formados têm boas colocações nas melhores empresas do setor”.

Um exemplo disso é o engenheiro florestal Arthur Bratti Schmidt, formado no último semestre e já contratado como analista de geoprocessamento e planejamento florestal por uma das principais indústrias de celulose do país. “O mercado de trabalho para este setor é concorrido, mas percebo que as empresas valorizam os profissionais formados pela Udesc Lages”, afirma ele.

Para Schmidt, a qualidade do curso é reflexo de boa estrutura e de um corpo docente qualificado, experiente e, ao mesmo tempo, inovador. “Vejo o nosso curso como uma referência no Sul do Brasil e tenho orgulho disso”, conclui ele.

A qualidade na formação dos profissionais e pesquisadores também é apontada como uma das prioridades do curso pelo coordenador do Mestrado em Engenharia Florestal, Pedro Higuchi: “Esta formação acadêmica e científica sólida atende às principais demandas das empresas e da sociedade”, afirma ele.

Histórico

O curso surgiu em resposta aos anseios da sociedade e necessidades do mercado, após várias audiências públicas, estudos e levantamentos. Em 25 de abril de 2004 o Conselho Universitário da Udesc (Consuni) autorizou o funcionamento da Engenharia Florestal, que no semestre seguinte abriu vagas para vestibular.

Em 2009 foi a formatura da primeira turma de alunos. Nesse mesmo ano um grupo de acadêmicos foi a Buenos Aires, na Argentina, para participar do Congresso Florestal Mundial. Em 2012 o Mestrado em Engenharia Florestal foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os números do curso

O curso de Engenharia Florestal da Udesc Lages possui mais de 290 alunos e 20 professores. Estão sendo desenvolvidos cerca de 70 projetos de pesquisas e 20 de extensão, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic).

Já o mestrado tem cerca de 50 estudantes, envolvidos em duas linhas de pesquisa: ecologia de espécies florestais e ecossistemas associados; e produção florestal e tecnologia da madeira.

Mais informações sobre o curso de graduação e sobre o mestrado em Engenharia Florestal podem ser obtidas no site da Udesc Lages.

Assessoria de Comunicação da Udesc Lages
E-mail: comunicacao.cav@udesc.br
Telefone: (49) 2101-9130

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support