Estrada Boa: Governador libera duas alças de acesso na intersecção da Rodovia Antônio Heil com a BR-101
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Fotos: Eduardo Valente / GOVSC
Passava um pouco das 10h da manhã desta sexta-feira, 28, quando o governador Jorginho Mello retirou o primeiro cone para liberar a nova alça de acesso da BR-101 à SC-486, Rodovia Antônio Heil, no sentido Brusque. A partir desse momento, os motoristas já começaram a utilizar a estrutura. Além dessa liberação, outra alça foi aberta no sentido inverso, conectando a BR-101 à Avenida Contorno Sul, em Itajaí.
Durante coletiva de imprensa, o governador pediu à empresa responsável pela obra que antecipe a entrega das outras duas alças antes da Páscoa.
“A entrega dessas alças representa mais mobilidade, segurança e desenvolvimento para a região. Nosso compromisso é melhorar a infraestrutura de Santa Catarina, destravando gargalos históricos como esse. Essa é mais uma obra do nosso programa Estrada Boa, onde estamos fazendo o maior investimento da história para melhorar as nossas estradas em todas as regiões de Santa Catarina”, afirmou Jorginho Mello.
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Investimento estratégico
A obra, que faz parte do programa Estrada Boa, está com 40% dos serviços concluídos e recebe um investimento estadual de R$ 60,4 milhões. O projeto prevê a construção de quatro eixos viários de entrada e saída da BR-101, uma ponte sobre o Rio Canhanduba II e dois viadutos, além de serviços de drenagem, pavimentação e sinalização.
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, destacou a importância do avanço dos trabalhos. “Essa obra era aguardada há muito tempo e quem fez foi o governador Jorginho Mello. Antes da Páscoa, queremos entregar mais duas alças e seguimos firmes no projeto da Via Mar paralela à BR-101, que está caótica”, destacou Comper, salientando que espera que o governo federal também faça sua parte para melhorar a infraestrutura de Santa Catarina.
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Benefícios para a logística e o tráfego
A intersecção da Rodovia Antônio Heil com a BR-101 é um dos principais gargalos do trânsito catarinense, impactando diretamente a logística e o escoamento de produtos pelos portos da região. A nova estrutura permitirá maior fluidez e segurança para motoristas e transportadores. A demanda faz parte do Programa Estrada Boa, que contempla 64 obras viárias em Santa Catarina e mais de R$ 3,5 bilhões em investimentos.
Tecnologia para mais agilidade
Uma das inovações que está acelerando as obras é a utilização do EPS (poliestireno expandido), um material utilizado em aterros rodoviários para reduzir o peso sobre solos moles e garantir maior rapidez na construção. Essa tecnologia tem sido fundamental para a execução eficiente do projeto, que era aguardado há mais de 10 anos para desafogar o intenso tráfego da região.
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