SONORA – Estão suspensos consumo, comercialização e retirada de moluscos bivalves em algumas áreas de cultivo em Florianópolis
A Cidasc informa que estão suspensos consumo, comercialização e retirada de moluscos bivalves (ostras, mexilhões, vieiras e berbigões) devido à detecção de níveis elevados da toxina ácido okadaico as seguintes localidades: Costeira do Ribeirão e Freguesia do Ribeirão, Barro Vermelho e Tapera, em Florianópolis.
A medida foi implementada nesta quarta-feira, 26, após a detecção de níveis elevados de ficotoxina ácido okadaico, acima do limite previsto na legislação.
Quando ingerida por humanos, ela pode causar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.
O médico-veterinário e responsável pelo Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos da Cidasc, Pedro Mansur Sesterhenn, explica a interdição apenas de poucas áreas e reforça a importância de consumir produtos que passaram por inspeção oficial:
SONORA
A Cidasc fará novas coletas para o monitoramento das áreas de produção de moluscos bivalves. Conforme os resultados dessas análises será definida a liberação ou a manutenção da interdição das áreas afetadas.