Ações de programa de extensão da Udesc Oeste já capacitaram 600 pessoas que atuam na saúde
O Centro de Educação Superior do Oeste (CEO) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) desenvolve o programa de extensão Educação Continuada em Saúde desde 2012 com a finalidade de capacitar recursos humanos para atuação nos primeiros socorros, suporte básico da vida e combate a incêndios. A iniciativa já treinou 600 pessoas diretamente e cerca de 50 mil de forma indireta nas ações realizadas.
O programa é coordenado pela professora Rosana Amora Ascari e tem, como colaboradoras, as professoras Olvani Martins da Silva e Letícia de Lima Trindade, as bolsistas Joice Vidori, Márcia Aparecida Oliveira Pinto e Taline Pulga e mais dez acadêmicos voluntários.
O projeto tem três ações: instrumentalização da Enfermagem sobre o fluxo de materiais durante o processo de esterilização desenvolvido nas estratégias saúde e família; instrumentalização dos enfermeiros para o desenvolvimento de normas técnicas; e o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, com foco no acidente vascular encefálico. As duas primeiras ações são coordenadas pela professora Rosana e terceira pela professora Olvani.
Até agora, o programa capacitou a equipe executora e revisora do manual de normas técnicas desenvolvido em 2013, que será implantado no segundo semestre deste ano, em uma unidade-piloto de saúde em Chapecó.
Em 2013, o programa capacitou 40 pessoas e se concentrou em ações sobre esterilização de materiais odonto-médico-hospitalares, com foco em enfermeiros vinculados à Secretaria de Saúde de Chapecó e profissionais de saúde do trabalhador de uma empresa do ramo alimentício.
Já em 2012, houve três ações com capacitação de leigos para atuar em situações de emergência, em parada cardiorrespiratória e no combate a incêndios, além da produção de material educativo.
Primeiros socorros
Uma das ações primordiais do programa é capacitar pessoas para atuar em primeiros socorros e envolve variados temas: que órgão acionar em casos de emergência; como verificar batimentos cardíacos e respiração; como controlar hemorragias, tipos de fratura e em casos de entorses; e também como prevenir acidentes domésticos com crianças.
Nas atividades sobre suporte básico de vida, a capacitação aborda temas como identificar uma parada cardiorrespiratória e o que leva uma pessoa a desenvolver essa situação; como e quando realizar a ressuscitação cardiopulmonar; medidas de segurança para quem prestará atendimento; breve revisão sobre anatomia e fisiologia; e avaliação dos batimentos cardíacos.
Já sobre combate a incêndio, o programa aborda maneiras de prevenir incêndios, métodos de extinção do fogo (abafamento, resfriamento e retirada de material combustível), tipos de extintores usados, normas gerais de prevenção e orientações em casos de emergência.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143