Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Mestrado Profissional em Artes...

Mestrado Profissional em Artes com coordenação da Udesc é lançado na Capes, em Brasília

Fotos: Guilherme Feijó/Ascom Capes

Na última segunda-feira, 12, foi realizada no edifício-sede da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, a cerimônia de lançamento do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Artes (ProfArtes).

 O curso, coordenado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está cominscrições abertas até 24 de maio e será voltado a professores de Artes da educação básica, de instituições escolares e/ou culturais públicas. O mestrado será semipresencial, com oferta em âmbito nacional, realizado em 11 universidades brasileiras.

“A evolução da pós-graduação da Udesc nos últimos anos permitiu que a instituição fosse a âncora em um projeto importante que envolve outras dez universidades. Isso mostra a nossa qualidade já destacada pelo próprio MEC, que nos aponta como a quarta melhor universidade estadual do País”, afirmou o reitor da Udesc, Antonio Heronaldo de Sousa, que esteve presente no lançamento em Brasília. 

“Nesse sentido, seguimos com nossa missão de qualificar profissionais em uma área estratégia, que é na formação de professores na área de Artes”, acrescentou. 

Na fala de abertura durante a solenidade, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, declarou que, ao investir na formação de professores da educação básica, a coordenação está pensando no futuro.

“A introdução dos mestrados profissionais corroborou a missão que a Capes recebeu, em 2008, de aproximar a educação básica da pós-graduação. Ao investir na educação, por meio dos mestrados profissionais, a Capes está pensando no futuro do Brasil”, disse Guimarães.

Segundo o coordenador do ProfArtes, André Carreira, professor da Udesc, o curso será importante não só para os professores, mas também para a universidade, uma vez que aproximará o “fazer” acadêmico das demandas existentes nas escolas.

“O curso nasce com um projeto de fazer uma educação que não pensa em números, mas sim em uma exploração de novos problemas para o pensamento da pós-graduação e a construção de novos saberes na escola”, explicou.

Reitor da Udesc (primeiro à esq.) acompanhou evento. Foto: Guilherme Feijó/CCS Capes

Números

Os mestrados profissionais são oferecidos por meio do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), que conta hoje com mais de cem universidades públicas e 230 mil alunos ativos, distribuídos em 670 pólos pelo Brasil, segundo o diretor de educação a distância substituto da Capes, Jean Marc Mutzing.

“O desenho do sistema UAB se configura como uma rede que agrupa a experiência, o know how e o conhecimento de várias instituições, permitindo que instituições com notório saber nessas áreas possam construir, em conjunto, um projeto de qualidade, ao qual outras poderão aderir, ampliando, modificando e adaptando estes projetos. Dessa forma, conseguiremos dar aos nossos professores uma formação continuada de qualidade”, comentou.

Leia mais:

11/4/2014 – Inscrições do Mestrado Profissional em Artes da Udesc estão abertas

Assessoria de Comunicação da Udesc Ceart*
Jornalista Laís Campos Moser
E-mail: nucleo.ceart@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8350

* Com informações da Assessoria de Comunicação da Capes