Questões sobre formação de professores são discutidas em encontro da Udesc em Florianópolis
A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) promoveu nesta quarta-feira, 30, um encontro para debater questões sobre formação de professores com a presença de docentes e chefes de departamento dos 11 cursos de licenciaturas oferecidos pela instituição.
A reunião ocorreu em Florianópolis: de manhã, no Centro de Artes (Ceart), e, à tarde, no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag).
Apoiada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a iniciativa foi do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life), que está ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e busca criar espaços comuns nas instituições públicas de ensino superior para estimular a interação entre os diferentes cursos de formação de professores.
Segundo a coordenadora do laboratório na Udesc, professora Maria Cristina Fonseca da Silva, a universidade recebeu R$ 200 mil no ano passado para serem aplicados nas licenciaturas de Física, Química e Matemática, em Joinville, e nas áreas de Educação, Artes e Esportes, em Florianópolis.
“O objetivo é potencializar os projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de licenciaturas da Udesc”, explicou Maria Cristina, ao lembrar que a ideia com a criação desses espaços não é elaborar novos projetos, mas integrar os que já existem.
A coordenadora disse que está em formação um grupo de trabalho constituído por representantes de professores e alunos de cada licenciatura para “conectar as atividades desenvolvidas”.
O Life já tem espaço consolidado na Udesc Joinville e uma sala na Udesc Ceart, que deverá se tornar permanente no segundo semestre. “São espaços destinados a todas as licenciaturas e onde também serão guardados os equipamentos”, afirmou Maria Cristina.
Outros temas
A coordenadora de Ensino da Udesc, Jadna Heinzen, falou sobre as normas do Conselho Nacional de Educação (CNE) que tratam dos conteúdos curriculares, destacando que as questões de direitos humanos, educação ambiental e étnico-racionais são obrigatórias para a formação docente.
Os participantes também discutiram os desafios contemporâneos das licenciaturas e prestigiaram o lançamento do livro “Conversas de Grupo de Pesquisa: Enlaces entre Educação e Arte”.
Leia mais:
28/4/2014 – Encontro da Udesc debate formação docente nesta quarta, em Florianópolis
12/4/2013 – Udesc define equipe executiva do Life, que vai equipar dois laboratórios
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143