Curso de Neurociências e Educação da Udesc para professores do ensino básico inicia nesta terça
O Centro de Educação a Distância (Cead), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realiza a partir desta terça-feira, 29, o curso de Neurociências e Educação para 25 professores da rede básica de ensino do município de Rancho Queimado, na Grande Florianópolis.
As aulas noturnas serão realizadas até 1º de julho, no Laboratório de Informática da Udesc Cead, no Campus I, Bairro Itacorubi, em Florianópolis.
O curso será ministrado por quatro professores da Udesc: Isabel Cristina Cunha, coordenadora; Carla Sofia Dias Brasil e Jaime Monte, da Udesc Cead; e Enira Damim, do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid).
Além disso, participarão dois docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC): Moacir Seravolo Faria e Vander Battisti.
Segundo a professora Isabel, essa é a quarta edição do curso. A primeira contou com cem docentes de todo o Estado e, a partir da segunda vez, a Udesc Cead decidiu oferecer o curso por município.
“Havia uma demanda de 600 a 700 inscritos, e não tínhamos condições de oferecer o curso numa etapa só”, diz. De acordo com ela, as próximas edições, em 2015, serão em Biguaçu e Florianópolis.
Comportamento
O curso visa auxiliar o professor como deve agir diante de fatores neurais que influenciam na aprendizagem do aluno, como medo, estresse, pânico e ansiedade.
“Esses tipos de comportamento, às vezes, se manifestam em sala de aula, e o professor não sabe como trabalhar com essas situações”, conta Isabel.
Ela destaca que, nesses casos, o professor deve tratar o aluno como um ser diferente. A coordenadora também destacou que, nas avaliações feitas após os cursos, “constatamos que a situação melhorou bastante”.
As aulas terão conceitos e estudos sobre neurociência do comportamento e da aprendizagem, estrutura e funcionamento cerebral e circuitos envolvidos nos processos de aprendizagem e memória.
“Queremos mostrar ao professor que a aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais”, ressalta a coordenadora do curso.
>>> Ouça o boletim da Rádio Secom e faça download
Pesquisas
As pesquisas na área de Neurociências têm avançado muito nos últimos anos e contribuído para a compreensão de processos naturais complexos que envolvem aprendizagem, memória, atenção, motivação e emoção.
“A aplicação do conhecimento da Neurociência permite compreender que a ativação mental pode gerar muitas mudanças no metabolismo cerebral como, por exemplo, o aumento do fluxo e temperatura do sangue no consumo de glicose por células cerebrais e no estabelecimento de novas sinapses (região de comunicação de dois neurônios)”, explica Isabel.
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143