Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Alunos de Canoinhas participam...

Alunos de Canoinhas participam de aula interativa em um planetário itinerante

Um grupo de alunos da Escola de Educação Básica Almirante Barroso, de Canoinhas, teve uma aula diferente nesta segunda e terça-feira, 7 e 8. As turmas matutinas e vespertinas do Ensino Médio Inovador e do Ensino Médio Regular da extensão do Rio D’Areia do Meio participaram de uma sessão no planetário “Teatro das Estrelas”.

Os professores e o diretor da escola, Pedro Penteado do Prado, esperam que a novidade estimule o interesse dos alunos pela Astronomia, e também sirva de ferramenta didática para os professores de Geografia, Física e conhecimentos gerais.

Montado no Ginásio de Esportes da escola, o planetário itinerante é de Londrina, no Paraná, e mais de 400 mil pessoas das regiões Sul e Sudeste do país já puderam conferi-lo. O projeto, projetado pelo professor de Física Gesoaldo Maia de Oliveira foi contratado com objetivo principal de trazer o conhecimento para os alunos sobre as constelações e posições do Planeta de uma forma mais real e dinâmica.

Sobre o Planetário
A estrutura é montada em uma cúpula de lona com sete metros de diâmetro, em um ambiente completamente escuro que projeta o céu. Cada exibição dura cerca de 45 minutos.

O responsável pelo planetário, professor Gesoaldo Maia de Oliveira, explica que o equipamento precisa ser configurado conforme a latitude de cada local visitado. O céu que é exibido simula o céu que o público veria de verdade. A fidelidade da exibição é muito próxima à realidade, mostrando cerca de 3 mil estrelas de 1ª a 4ª magnitude, de acordo com seu brilho.

A ideia de criar e manter um planetário itinerante surgiu de um grupo de professores de Física de Londrina que queriam difundir o conhecimento astronômico, além de criar uma ferramenta que pudesse transformar o complicado linguajar científico em uma linguagem mais popular.

{article Sergio Teixeira da Silva – SDR Canoinhas}{text}{/article}