Projeto da Udesc Lages fará medição da qualidade da água da Bacia do Rio Canoas
O Programa SC Rural, da Secretaria Estadual da Agricultura e da Pesca, aprovou o projeto do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, destinado a medir a qualidade da água da Bacia do Rio Canoas, a maior em extensão no Estado, e que reúne 28 municípios da Serra Catarinense.
Os dados levantados pelo projeto Águas da Serra, do Departamento de Engenharia Ambiental da Udesc Lages, servirão de base para a elaboração do plano de gerenciamento de recursos hídricos da Bacia do Rio Canoas. Esse trabalho será feito por uma empresa contratada por meio de licitação.
Além da medição da qualidade da água, o valor aprovado, de R$ 347 mil, será utilizado também para a importação de um barco movido a controle remoto e de um sensor, que será acoplado à embarcação. Esses equipamentos facilitarão a pesquisa no Rio Canoas.
De acordo com o professor Sílvio Luiz Rafaeli Neto, do Departamento de Engenharia Ambiental da Udesc Lages, e autor do projeto, os equipamentos, que serão os únicos no Brasil, vão definir o local exato para a coleta da água, que será submetida à análise físico-química e biológica pelo laboratório do curso de Engenharia Ambiental.
“Sem esses aparelhos torna-se muito perigoso fazer a coleta da água do rio, principalmente quando está cheio. Com os equipamentos, os trabalhos serão realizados com segurança”, garante o professor.
Ele lembra que o trabalho de medição da qualidade de água da Bacia do Rio Canoas só vai começar quando os equipamentos estiverem disponíveis. Não há data prevista para a chegada do barco e do sensor.
Reuniões
O projeto de medição da qualidade de água foi debatido inicialmente na reunião da Comissão de Acompanhamento do Plano de Gerenciamento da Bacia do Rio Canoas no dia 7 de novembro de 2013. No final do mesmo mês, os professores do Departamento de Engenharia Ambiental da Udesc Lages apresentaram o projeto durante assembléia geral do Comitê de Gerenciamento da Bacia do Rio Canoas, criado pelo governo estadual em novembro de 2001, que foi aprovado por unanimidade.
A iniciativa dos professores do curso de Engenharia Ambiental também recebeu aprovação em dezembro de 2013 do Conselho de Desenvolvimento Regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Curitibanos e da Câmara Técnica do Programa SC Rural, da Secretaria do Estado da Agricultura e da Pesca, durante reunião com integrantes do Conselho Estadual de Recursos Hídricos.
Insumo
Os recursos hídricos da Bacia do Rio Canoas são utilizados como insumo por diversas empresas como madeireiras, construção civil, extração mineral, couro, fumo produtos alimentícios, bebidas, papel, papelão, editoras e gráficas, material elétrico, produtos farmacêuticos, perfumaria, higiene, têxteis, calçados, material de transporte e mecânica.
Também são usados pela agricultura – culturas anuais de verão e inverno, culturas perenes e hortaliças – piscicultura, especialmente trutas, e pelas usinas hidrelétricas instaladas no rio principal e afluentes.
Informação adicional:
Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143