Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc Ibirama elabora sistema...

Udesc Ibirama elabora sistema que indica rotas livres para deslocamento durante enchentes

O Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Ibirama, está desenvolvendo um sistema que permite a visualização dos locais alagados durante uma enchente e a indicação de rotas livres para deslocamento da população.
Gratuito, o Sistema de Informação Geográfica para Monitoramento de Alagamentos Online começou a ser elaborado no ano passado e deverá ficar pronto em julho. “Cerca de 80% já está concluído. Faltam apenas alguns ajustes na coleta de dados e nas cotas de elevação da cidade e alagamento”, explica o coordenador do projeto, professor Fernando dos Santos.

“A idéia é fazer com que o sistema inovador seja utilizado pelas prefeituras e população em geral durante enchentes ou alagamentos por meio de uma consulta online”, diz o professor da Udesc Ibirama. “Numa enchente, o software aponta quais as rotas que poderão ser usadas para chegar à cidade”, acrescenta.
O grupo de professores e alunos do Departamento de Engenharia de Software da Udesc Ibirama, responsável pelo projeto, cogita adaptar o sistema para consultas também por meio de celulares e tablets.

A equipe conta com os alunos Diogo Floriano e Diogo Scoz e os professores Carlos Alberto Barth, Jaison Ademir Sevegnani e Geraldo Varela.

Ajuda

De acordo com a equipe que trabalha no projeto, o software tem a finalidade de ajudar os municípios da região do Alto Vale do Itajaí, cenários freqüentes de desastres naturais que causam grandes perdas materiais e humanas.

O sistema oferece um monitoramento visual utilizando mapas com imagens de satélites e também fotos dos locais no município. A partir das cotas de alagamento, o sistema exibirá ao usuário as ruas e áreas alagadas em função do nível do rio da cidade.

“Usamos Blumenau como referência para a elaboração do software devido à facilidade na obtenção de dados por meio da internet”, afirma o coordenador Fernando dos Santos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3357-3077.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

{article Valmor Pizzetti – Udesc}{text}{/article}