Assistência Social disponibiliza guias para ajudar novos gestores do Cadastro Único
Pensando em auxiliar os novos coordenadores do Cadastro Único, já que muitos municípios tiveram alteração de equipe, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, elaborou dois guias com informações importantes para ajudar os profissionais nesses primeiros dias e garantir que a população continue sendo atendida de forma eficiente.
“Nesse momento de transição nas gestões municipais também temos muitas trocas na coordenação de programas sociais e para oferecer esse suporte à gerência de benefícios, transferência de Renda e Programas elaborou dois guias bem práticos para que eles possam iniciar o trabalho”, comenta a gerente de Benefícios, Transferência de Renda e Programas, Sabrina Cerva.
Um dos guias ensina o que fazer prioritariamente nos primeiros 60 dias de gestão que trata dos procedimentos necessários neste primeiro momento como acesso a sistemas, Termo de Adesão ao Cadastro Único e normativas que vão nortear o trabalho, entre outras informações.
Já o segundo guia ensina como acessar os sistemas, qual a função de cada um, como deve ser o trabalho em cada um dos sistemas e outras informações inerentes a este trabalho. “Tudo foi pensado para realmente auxiliar os novos coordenadores que estão chegando agora e também reforçar a informação aos profissionais que já estavam e que precisam se atualizar porque sempre há algumas alterações nos sistemas e nas normativas”, completa.
Evento para novos gestores nesta quarta-feira
Em 2025, Santa Catarina teve mudança de comando em mais de 80% das secretarias municipais de Assistência Social. Pensando neste cenário, O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, em parceria com a Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) e o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas, realiza nesta quarta-feira, 5, um evento de capacitação no Hotel Favorita Golden, em São José.
A programação inclui acolhida ao novos gestores e diversas palestras sobre as políticas públicas da Assistência Social, apresentação da estrutura da SAS, programas e explicações sobre o cofinanciamento estadual, além das proteções Básica, Média e de Alta Complexidade, entre outros temas. Fecam e o Coegemas também terão uma apresentação sobre a sua atuação para os participantes.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)- Foto: Helena Marquardt/ Ascom SAS.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br