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Ciasc aprimora soluções tecnológicas para a gestão do trânsito em Santa Catarina

O Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) segue inovando na modernização dos sistemas voltados à gestão do trânsito no estado. Recentemente, a empresa pública entregou novas funcionalidades que aprimoram a integração de dados do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC) e facilitam o registro de infrações nos municípios. Além disso, dados recentes apontam um crescimento expressivo no uso do Detran Digital para solicitações de defesa de autuação, evidenciando a adesão crescente dos catarinenses à plataforma digital, liberando o uso de recursos de atendimento presencial, reduzindo custos e oferecendo maior comodidade aos cidadãos.

Nova funcionalidade melhora integração de dados e consultas ao Detrannet

A equipe de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Ciasc desenvolveu um serviço que otimiza as consultas à base unificada do Detrannet. A nova funcionalidade permite acesso ágil a informações sobre habilitações, veículos, infrações e penalidades, beneficiando não apenas o Detran/SC, mas também outros sistemas geridos pelo CIASC e empresas parceiras.

“A entrega dessa nova funcionalidade é um exemplo claro do compromisso do Ciasc em transformar a tecnologia em benefício direto para os cidadãos e para a gestão pública. Nossa missão é garantir sistemas robustos e eficientes que gerem valor para os órgãos do Estado e impactem positivamente a sociedade”, afirma Doglei Demarchi, coordenador de Soluções de Trânsito do Ciasc.

Com essa iniciativa, o Ciasc reforça seu papel como parceiro estratégico do Detran/SC na busca por soluções tecnológicas inovadoras que garantam segurança e eficiência na gestão do trânsito estadual.

WebService moderniza registro e consultas de infrações

A equipe de Infrações da Coordenadoria de Soluções de Trânsito (CSTRA) do Ciasc implementou um novo sistema de integração para o registro e consulta de infrações, substituindo o antigo modelo baseado em arquivos FTP por um webService, tecnologia mais moderna, segura e ágil. A novidade já está em funcionamento no município de Chapecó, que desde dezembro de 2024 registrou mais de mil infrações utilizando a nova ferramenta.

“Estamos constantemente em busca do que há de mais novo no mercado para oferecer aos nossos clientes. O webService proporciona maior agilidade, reduzindo o tempo de suporte, no atendimento e no processamento dos dados. Antes, por exemplo, quando usávamos o modelo FTP, havia um tempo maior de transferência e de processamento e de devolução dos arquivos, hoje é tudo feito de forma online e instanânea”, explica Saulo Achkar, líder técnico da equipe CSTRA.

Com essa atualização, o tempo médio para a notificação de multas foi reduzido, permitindo que motoristas sejam informados no mesmo dia da infração. Além disso, o sistema se conecta ao banco de dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatram), administrado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), garantindo maior confiabilidade nas informações. Nele, constam três bases nacionais de dados: o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach) e o Registro Nacional de Infrações (Renainf).

A expectativa é que, ainda este ano, outras empresas contratadas por municípios catarinenses adotem a nova tecnologia. A equipe da CSTRA também trabalha em novas funcionalidades para o webService, com previsão de implementação até o final de 2025.

Uso do Detran Digital supera atendimento presencial

Pela primeira vez, o número de pedidos de defesa de autuação realizados online superou as solicitações presenciais no Detran/SC. De acordo com a Gerência de Produtos de Software (GPROS) do Ciasc, em 2024 foram registradas 93.941 defesas de autuação, sendo 50.528 via Detran Digital – um crescimento de 68,49% em relação ao ano anterior. Já as solicitações presenciais somaram 43.413 no mesmo período.

Os números refletem o avanço da digitalização dos serviços públicos em Santa Catarina e a confiança dos usuários nas plataformas digitais desenvolvidas pelo Ciasc, tornando os processos mais ágeis e acessíveis.