Alunos da Esag Sênior promovem ações sociais com entidades beneficentes do Norte da Ilha de SC
Reforma da cozinha, revitalização da lavanderia e criação de um espaço para leitura. Diversas melhorias de infraestrutura estão em andamento na Casa do Oleiro – que presta apoio a dependentes químicos no bairro do Ratones, em Florianópolis – por iniciativa dos alunos do curso de extensão Esag Sênior, oferecido no Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
A ação mobiliza todos os alunos do curso, que oferece Formação Complementar em Administração para maiores de 45 anos, com duas iniciativas distintas. Uma delas é o Projeto Valorizando a Vida, que viabilizou a aquisição de duas máquinas de lavar para a lavanderia da instituição – os recursos vieram com a promoção de um happy hour beneficente.
A iniciativa foi de um grupo de cinco alunos, coordenados por Sandra Rodrigues, que já atuava como voluntária em um grupo de apoio da Casa do Oleiro antes de ingressar no Esag Sênior. O mesmo projeto busca ainda viabilizar a criação de uma sala de leitura, com a aquisição de estantes e tapete e a ampliação do atual acervo.
Integração
A ação motivou todos os alunos da 12ª turma da Esag Sênior, batizada de “Ideiação”, a também escolher a Casa do Oleiro como objeto do Projeto Integrador, novidade implantada este ano no curso, na qual a turma inteira desenvolve um trabalho social em conjunto.
Após visitas ao local e encontros com dirigentes da casa, foi definida como meta principal a reforma da cozinha, para a qual já foi adquirida e doada uma masseira de pão, a ser utilizada pelos moradores em recuperação. Os recursos também foram arrecadados com um evento beneficente.
Outra iniciativa do projeto é a revisão do estatuto da Casa do Oleiro e seu enquadramento como instituição de utilidade pública, municipal e estadual, sem fins lucrativos – a documentação, necessária na busca por subvenções, está sendo providenciada pelo voluntário Roberto Bispo Pereira, que é o advogado.
Vinculada à Igreja Castelo Forte, do pastor Jacob Anijar, a Casa do Oleiro proporciona apoio a pacientes voluntários no tratamento da dependência química. Atende, atualmente, cerca de 30 pessoas e é mantida com doações – o pastor, também empresário, é o principal mantenedor do espaço, cuja manutenção e ampliações são feitas pelos moradores em recuperação.
Um novo encontro entre os alunos da Esag Sênior e o pessoal da casa está programado para 24 de novembro.
Serte
Outra ação recente da Esag Sênior foi voltada ao Lar Irmão Erasto, mantido pela Sociedade Espírita de Recuperação, Trabalho e Educação (Serte), na Cachoeira do Bom Jesus.
Foto: Divulgação/Comunicação Esag
Iniciativa de seis estudantes, coordenada pelo aluno Roberto Bispo, o Projeto O Bem da Vida é Saber Viver e Envelhecer com Sabedoria proporcionou em outubro uma tarde de recreação e integração com 60 idosos residentes, além dos voluntários, funcionários da casa e demais convidados. O evento contou com um café colonial e apresentações de voluntárias de um coral, integrado por uma aluna da Esag Sênior, e de uma dupla de músicos.
Também foram entregues brindes personalizados aos idosos, e foi oferecida orientação jurídica aos interessados. A ação foi viabilizada com apoio de colaboradores – incluindo uma empresa, uma rede de supermercados e um vereador da Capital. Criada em 1956, a Serte também mantém um lar para crianças e de um educandário para a comunidade em sua sede de obras sociais, no Norte da Ilha.
Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Gustavo Cabral Vaz
E-mail: gustavo.vaz@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8281