Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Professores e alunos da...

Professores e alunos da Udesc Joinville conquistam as primeiras colocações no Prêmio de Inovação

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville foi destaque na entrega da premiação aos vencedores do 1º Prêmio de Inovação de Joinville, voltado a estudantes universitários, professores e instituições de ensino superior. Entre os 43 trabalhos que concorreram nas categorias de Inovação em Produtos, Inovação em Processos e Inovação em Serviços, os projetos de alunos e professores da universidade conquistaram as primeiras colocações.

As categorias de Inovação em Serviços e de Inovação em Processos foram vencidas por dois pesquisadores que lecionam na Udesc. Iandra Pavanati ficou com o primeiro lugar em Serviços com o trabalho “Tríptico: modelo de categorização básica de imagens fixas para o processo didático-pedagógico de ensino médio”. Kariston Pereira conquistou a primeira colocação em Processos com o projeto “O raciocínio abdutivo no jogo de xadrez: a contribuição do conhecimento, intuição e consciência da situação para o processo criativo”.

Iandra, que dá aulas nos cursos de Engenharia de Produção, Matemática e Sistemas de Informação, criou um método que usa imagens retiradas da internet para a disciplina de história no ensino médio. “O sistema cognitivo das novas gerações é transformado pelo contato com o universo digital. Senti, então, necessidade de falar a mesma linguagem entendida pelos alunos, por isso desenvolvi o método”, explica Iandra. Já o projeto de Kariston propõe o uso do raciocínio abdutivo para promover a expertise do enxadrista. Conforme teoria de Charles Peirce, este raciocínio é, ao mesmo tempo, racional e instintivo. É a capacidade humana de adivinhar corretamente as leis da natureza.

Na categoria Inovação em Produtos, o primeiro lugar ficou com Alessandro Diogo Bruckheimer e Emanuel Henrique Farias, do curso de Ciência da Computação da Udesc. Eles venceram com o projeto Dance 2 Rehab 2D, um jogo criado primeiramente para ajudar na reabilitação motora de pessoas que sofreram acidente vascular cerebral. O jogo foi adaptado e hoje é utilizado por pessoas com síndrome de down atendidas no Núcleo de Atenção Integral à Pacientes Especiais (Naipe) da Secretaria Municipal da Saúde de Joinville. Alessandro também levou o segundo lugar nesta mesma categoria com uma versão 3D do jogo.

Os alunos foram incentivados pelo professor orientador, Marcelo da Silva Hounsell, que pensou em algo inovador durante as sessões de fisioterapia que precisou frequentar. O aluno Emanuel explica que a pessoa se vê dentro do jogo, o que o deixa mais interessante. “E é um projeto que já está sendo colocado em prática”, destaca.

Alessandro também conquistou a 2ª colocação na Categoria Produtos e outro aluno da Udesc, Gabriel Mesquita Rossito, ficou com o terceiro lugar. Os primeiros, segundos e terceiros colocados em cada categoria receberam certificados e medalhas, e a Udesc recebeu troféu.

Mais informações para a imprensa:
Isabela Vargas
Assessoria de Comunicação
Udesc Joinville

E-mail: comunicacao.cct@udesc.br
Telefone: (47) 3481-7930
www.cct.udesc.br