Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Udesc Oeste realiza encontro...

Udesc Oeste realiza encontro de plantas medicinais na quinta e na sexta, em Cunha Porã

Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará na quinta, 23, e na sexta-feira, 24, o 1º Encontro de Plantas Medicinais de Cunha Porã para discutir o cenário atual da utilização de plantas medicinais pela população e capacitar mulheres agricultoras de Cunha Porã e Palmitos e equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) dos municípios de Maravilha, Tigrinhos, Flor do Sertão e Iraceminha.

O encontro, que servirá também para debater a implantação de um horto medicinal em Cunha Porã, será realizado no salão nobre da prefeitura e tem o apoio da Associação Catarinense de Plantas Medicinais (ACPM), da Cooperativa Regional Auriverde e da unidade da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Cunha Porã.

Os palestrantes serão o presidente da ACPM, Antonio de Miranda Wosny, que já atuou no Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina, e do médico César Paulo Simionato, que trabalha com fitoterapia na unidade de saúde do Bairro Rio Tavares, em Florianópolis, e no Horto de Plantas Medicinais do Hospital Universitário.
De acordo com a programação do encontro, a abertura será às 8h30, com a apresentação do projeto de extensão Promoção da Saúde Através das Plantas Medicinais em Comunidades Rurais do Oeste Catarinense. A iniciativa em Cunha Porã é uma das três ações do programa de extensão Promoção da Saúde de Comunidades Rurais.

As outras duas preveem a realização de oficinas de reflexão sobre a promoção de saúde e do cuidado de homens e mulheres da área rural e a assistência em enfermagem dos acamados ou com limitação de mobilidade por meio da realização de curativos, troca de sondas e avaliação dos cuidados recebidos.

O programa de extensão está sendo desenvolvido com recursos da Udesc, enquanto aguarda a liberação de R$ 139 mil do Ministério da Educação (MEC). O repasse dos recursos federais foi aprovado em julho de 2013.

Horto medicinal

Segundo a coordenadora da ação em Cunha Porã, professora Kiciosan Galli, a prefeietura já doou um terreno, do tamanho da metade de um campo de futebol, para a implantação do horto medicinal.

Ela diz que as mulheres agricultoras capacitadas farão o plantio de chás medicinais para distribui-las à população. “Vamos plantar, colher e armazenar o produto. Depois os profissionais de saúde prescreverão o chá”, destaca.

Entre as plantas que serão produzidas, estão malva, boldo, carqueja, hortelã, cavalinha, melissa e cidreira, que combatem resfriados, problemas gastrointestinais, alergia, gastrite e diarreias.

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support