Secretaria do Meio Ambiente e Economia Verde de SC divulga o 1º Boletim Hidrometeorológico de 2025
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde divulgou o primeiro Boletim Hidrometeorológico de 2025.
O documento traz um panorama detalhado das condições meteorológicas e hidrológicas no estado, além de avaliar os impactos no abastecimento e na agricultura nos municípios catarinenses.
O Boletim Hidrometeorológico Integrado tem como objetivo fornecer informações cruciais para a gestão de recursos hídricos, prever possíveis cenários de estiagem e alertar sobre a possibilidade de impactos no abastecimento de água e na produção agrícola.
O mês de dezembro registrou um acumulado de chuvas dentro da média esperada para o período, com destaque para o Litoral Norte, onde houve maior frequência de precipitações.
Em contrapartida, as demais regiões do estado, como Centro, Oeste e Planalto, enfrentaram um período relativamente seco, com até 25 dias consecutivos sem chuvas.
Esse cenário favoreceu a ocorrência de estiagem em algumas áreas, que foram classificadas como “Seca Fraca” no Índice Integrado de Seca (IIS).
O Secretário de Estado do Meio Ambiente, Guilherme Dallacosta, destaca a importância do monitoramento contínuo das condições hidrometeorológicas para a adoção de medidas eficazes:
SONORA