Governador Jorginho Mello assina ordem de serviço para dragagem em Rio do Oeste
Foto: Roberto Zacarias/ Secom
O governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, assinaram nesta quinta-feira, 23, a ordem de serviço para dragagem do Rio Itajaí do Oeste, em Rio do Oeste. O trabalho visa a limpeza e o melhoramento fluvial para evitar enchentes, alagamentos e proteger a vida e o patrimônio da população da região do Alto Vale.
“É o nosso compromisso com a comunidade para que a gente evite cheias, evite tragédias. É a continuidade do que nós estamos fazendo em todo o Alto Vale: Rio do Sul, Rio do Oeste, Taió, Ituporanga, José Boiteux com a manutenção das estruturas, a construção de novas barragens e o trabalho de limpeza que nós estamos realizando. E isso não vai parar, é em todo o Estado de Santa Catarina, aonde for preciso a gente vai fazer dragagem de rio, desassoreamento, para proteger a população, evitar prejuízo financeiro e principalmente a perda de vidas”, disse o governador Jorginho Mello.
A operação de dragagem, limpeza das margens, diminuição da inclinação das barrancas e recomposição das matas vai custar R$ 6,5 milhões, com prazo de execução de 360 dias. A melhoria vai abranger um trecho de aproximadamente 7,8 km.
O secretário Fabiano de Souza lembra que a ação é uma continuidade dos serviços de desassoreamento dos principais rios do Vale do Itajaí. O primeiro trecho foi na área urbana da cidade de Rio do Sul.
“E agora a gente vai para um dos principais afluentes formadores do Rio itajaí-Açu, que é o Rio Itajaí do Oeste, na cidade de Rio do Oeste, uma cidade que quando ocorre uma inundação no Alto Vale é uma das últimas a sair, tudo fica muito represado. Há um represamento por conta do Rio Itajaí do Sul, que vem de Ituporanga, há um represamento por conta do Rio das Pombas, que vem de Pouso Redondo. Então essa é uma importante medida para a gente dar mais vazão, fazer com que o rio fique menos represado e assim a gente minimize os desastres em Rio do Oeste”, disse o secretário.
Assim como foi feito em Rio do Sul, a dragagem do Rio Itajaí do Oeste, em Rio do Oeste, vai ser realizada por retroescavadeira hidráulica embarcada em uma balsa. O equipamento retira os sedimentos naturais como areia e pedras, além do lixo jogado nos rios. O material então é levado para outra embarcação e depositado na margem para posterior descarte.