Fórum Permanente de Combate à Corrupção de Florianópolis promove reunião na Udesc nesta terça
Cidadãos interessados no tema do combate à corrupção estão convidados a participar do encontro que acontece na noite desta terça-feira, 22/10, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promovido pelo Fórum Permanente de Combate à Corrupção de Florianópolis.
A reunião acontece às 19h, na sala 08 do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), no campus do Itacorubi.
O encontro dará continuidade à reunião da última quinta-feira, em que foram planejadas futuras atividades do Fórum e da Campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”.
Em reuniões paralelas, as duas comissões criadas – Educação contra a Corrupção e Reforma Política – vão aprofundar o planejamento das próximas ações.
Dia de Combate à Corrupção
Um dos principais pontos é a programação em Florianópolis do Dia Internacional de Combate à Corrupção, em 9 de dezembro, uma segunda-feira, quando será lançado o projeto Educação Contra a Corrupção.
O projeto pretende atuar em parceria com escolas públicas e privadas da Capital, ao longo de 2014, promovendo o debate sobre a cultura e o combate à corrupção.
Já a comissão da Reforma Política pretende aprofundar o debate em Florianópolis sobre o tema, em evidência no País após as manifestações populares que acontecem desde junho.
O Fórum
Criado em 2012, o Fórum é um movimento sem vínculo político-partidário, com participação aberta a todos os cidadãos, sem necessidade de vínculo institucional. Resultado de uma parceria entre organizações, conta com apoio de diversos parceiros.
Na Udesc Esag, a mobilização é articulada por meio do programa de extensão Laboratório de Aprendizagem em Serviços Públicos (Lasp), com a participação dos professores Enio Spaniol e Paula Schommer.
No Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), conta com o engajamento dos promotores Affonso Ghizzo Neto e Henrique da Rosa Ziesemer. atual coordenador da campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”.
A reunião do Fórum na última quinta atraiu cerca de vinte pessoas de variados perfis – docentes, acadêmicos, voluntários de diversas áreas de atuação e representantes de organizações da sociedade civil – inclusive representantes do MPSC, da Controladoria Geral da União (CGU), do Colégio Catarinense, do Observatório Social de Florianópolis (OSF), da Junior Chamber International (JCI) e da Udesc Esag, incluindo professores, estudantes e egressos.
{article Gustavo Vaz – Udesc Esag}{text}{/article}