Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saneamento Básico
  4. /
  5. CASAN solicita apoio de...

CASAN solicita apoio de moradores da Operária Nova para vistorias de esgoto

Com execução do programa ambiental Trato por Criciúma há aproximadamente três meses no bairro Operária Nova, a CASAN reforça o pedido de apoio dos moradores para agendamento de visitas técnicas. O programa faz a verificação das instalações de esgoto nas residências e há uma baixa adesão dos cidadãos dessa região.

O objetivo do programa é estimular a ligação dos imóveis à infraestrutura de coleta de esgoto instalada no bairro e a regularização das instalações hidrossanitárias já ativas, colaborando com a saúde e a conservação do ambiente.

Neste momento as equipes estão concentradas na entrega dos comunicados de casa em casa, para que os moradores agendem a visita e a vistoria domiciliar. “Com relação aos prazos, a partir do momento que a pessoa recebe o comunicado, ela possui um prazo de 60 dias para agendar a inspeção. Após esse período, caso não entre em contato, entregamos um segundo comunicado, com mais 60 dias para agendar a vistoria. Após esse período, o caso é encaminhado para vigilância sanitária municipal”, explica o engenheiro Eduardo Neckel, da Tec Civil Construções, empresa responsável pela execução do Trato por Criciúma.

Orientação técnica gatuita

Nos casos em que inadequações são identificadas, os moradores são orientados sobre o que fazer para regularizar o imóvel. “É muito importante para a cidade e para a saúde pública que a infraestrutura instalada seja bem usada, e um dos objetivos do Trato é estimular esse bom uso do sistema de esgotamento sanitário”, reforça Neckel.

Imóveis que tomam as providências de melhoria, ou não apresentaram problemas, recebem um documento que demonstra sua regularização com relação ao saneamento de Criciúma.

Segundo o engenheiro, o agendamento dos moradores é fundamental para o desenvolvimento do saneamento da cidade. “Precisamos que a comunidade nos procure, pois se o esgoto estiver inadequado poderá poluir a bacia hidrográfica e causar danos à saúde coletiva. E se o problema persistir, os moradores podem receber multa do órgão competente”, enfatiza.

Contato para agendamento

Em Criciúma, o Programa Trato por Criciúma está sendo executado pela empresa Tec Civil Construções, que atuará em todas as regiões atendidas pela rede coletora de esgoto.

Moradores da Operária Nova estão recebendo comunicados em suas residências, para que façam o agendamento da visita de diagnóstico e orientação. A população deve entrar em contato por meio do telefone (48) 3413-6410 para marcar o melhor dia e horário para receber a equipe técnica.

SAIBA MAIS

Trato por Criciúma

Imóveis vistoriados: 4.888

Imóveis regularizados: 1.933

Imóveis ainda irregulares: 1.689

Ações Ambientais/educativas: 18

Esgoto que deixou de ser lançado no ambiente sem tratamento: 180 milhões de litros (Equivalente a aproximadamente 12.000 caminhões limpa fossa com 15.000 litros cada)

Imagens: Trato por Criciúma / Acervo CASAN