Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Alunos orientados pela Udesc...

Alunos orientados pela Udesc Ibirama participarão da Olimpíada Brasileira de Robótica

Alunos da Escola Walmor Ribeiro, de Ibirama, treinados pelo Laboratório de Robótica do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), participam a partir da próxima quarta-feira, 16, como representante de SC na categoria ensino fundamental, da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), em Fortaleza (CE).

Os quatro estudantes viajam na próxima semana acompanhados pela professora Shirley Gramkow, da escola; pelo professor Fernando Santos, coordenador do projeto de extensão “O Uso da Robótica de Forma Prática e Lúdica”, da Udesc Ibirama, e pelo bolsista e aluno do curso de Sistemas de Informação, Gregório Stockler.

O estabelecimento escolar de Ibirama classificou-se para participar da etapa nacional ao obter o primeiro lugar na fase regional, realizada em agosto deste ano no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Araranguá, Sul do Estado.

As competições da Olimpíada Brasileira de Robótica vão até 20 de outubro e serão realizadas na Universidade de Fortaleza (Unifor). Na categoria ensino fundamental disputarão 34 equipes, e a vencedora representará o País no Robocup Junior Mundial, em julho de 2014, no Brasil.

Robôs Autônomos
De acordo com o professor Fernando Santos, os robôs que competirão na olimpíada precisarão ser completamente autônomos para cumprir sua missão de seguir uma trilha cheia de obstáculos e desafios.

“Eles terão que superar redutores de velocidade sem ficar presos, atravessar terrenos desconhecidos onde a trilha não pode ser reconhecida; desviar de escombros e subir montanhas para salvar uma vítima, transportando-a para uma área segura”, explica.

Na etapa regional, os alunos apresentaram um robô autônomo e sem controle remoto, capaz de se locomover em um ambiente que representava um cenário de desastre, com obstáculos e rampas, a procura de sobreviventes. “Nessa etapa o robô só tinha que achar a vítima. Na olimpíada nacional, o aparelho terá que ter garra para levar a vítima a um lugar seguro”, esclareceu.

O robô que vai participar da competição foi montado a partir do kit educacional Lego disponibilizado no comércio e que contém peças específicas como motores e sensores (que detectam diferenças de luminosidade) e de distância.

“Além do aluno saber encaixar essas peças foi preciso construir um software, a inteligência do robô, que recebeu ajuda do Laboratório de Robótica”, explicou o professor.

Raciocínio Lógico
Fernando Santos destacou também que no momento em que elabora o software, com os seus itens de comando “o aluno passa a desenvolver também o raciocínio lógico e coloca em prática questões matemáticas e de física que aprendeu no ensino fundamental”.

Para construir o robô, os alunos freqüentam o Laboratório de Informática duas vezes por semana desde abril de 2013. O treinamento vem sendo realizado pelo bolsista do projeto Gregório Sockler e pelo professor Fernando do Santos.

O professor da Udesc Ibirama elogiou a dedicação dos alunos na preparação para a olimpíada. “Alguns deles chegaram a participar do treinamento mais de duas vezes por semana dada a empolgação para construir o robô e fazê-lo funcionar”, afirmou ele.

Leia mais:
16/7/2013 – Udesc Ibirama capacita alunos de escolas a montar robôs para participar de olimpíada de robótica

Assessoria de Comunicação da Udesc
Jornalista Valmor Pizzetti
E-mail: valmor.pizzetti@udesc.br
Telefones: (48) 3321-8142/8143