Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Dengue SC: Governador Jorginho...

Dengue SC: Governador Jorginho Mello entrega primeiros equipamentos que indicam a gravidade da doença

O Governo do Estado segue inovando e buscando alternativas para combater o aumento da dengue e evitar a gravidade da doença na população.

Entre as estratégias estão a compra de 800 equipamentos para determinação de hematócrito e de insumos necessários para os exames, além de treinamentos e suporte 24 horas para os profissionais.

Com investimento de R$ 7,9 milhões, o governador Jorginho Mello e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, entregaram os primeiros equipamentos nesta quarta-feira, 15, em Indaial e Pomerode.

Os aparelhos são importados da Alemanha e a aquisição está sendo realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), via Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc).
Diante da situação da doença no estado o governador falou da importância destes aparelhos:

SONORA

Nesta primeira etapa 33 cidades, que correspondem a uma população de 4 milhões de habitantes, receberão 400 equipamentos. Juntamente com os municípios está sendo realizada toda a documentação para disponibilizar os aparelhos. Estando tudo correto e a documentação assinada por ambas as partes, o município receberá o equipamento.

A expectativa é que até o final do mês de janeiro os primeiros hematócritos estejam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) elencadas pelos municípios beneficiados.

A iniciativa visa reduzir a sobrecarga nos hospitais durante os surtos da doença, otimizando o fluxo de atendimentos e aprimorando a triagem de pacientes. Por meio do exame de hematócrito, será possível identificar com agilidade quais pacientes apresentam maior risco de complicações graves.

O exame permite monitorar os níveis de hematócrito, indicador essencial para avaliar a gravidade da doença. Pacientes com aumento progressivo desse nível estão mais propensos a evoluir para quadros graves, exigindo atenção médica imediata e especializada.
Municípios beneficiados na primeira etapa:

Joinville, Florianópolis, Blumenau, São José, Itajaí, Chapecó, Palhoça, Jaraguá do Sul, Balneário Camboriú, Indaial, São Francisco do Sul, Barra Velha, Araquari, Itapoá, Balneário Piçarras, Brusque, Tubarão, Camboriú, Navegantes, Concórdia, Itapema, Biguaçu, Tijucas, São Miguel do Oeste, Penha, Porto Belo, Pomerode, Bombinhas, São Lourenço do Oeste, Garuva, Balneário Barra do Sul, Corupá, Anchieta.