Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Giro SECOM – Com...

Giro SECOM – Com notícias de Santa Catarina – 14/01/2025

As inscrições para o processo seletivo pela análise do histórico do ensino médio da Udesc se encerram nesta quarta-feira, 15 de janeiro.

Ao todo, são 664 vagas disponíveis em 54 cursos de graduação gratuitos, presenciais e a distância pelo estado. Os candidatos devem se inscrever por meio da página www.udesc.br/vestibular

Todos os candidatos inscritos são incluídos automaticamente na modalidade de ampla concorrência, podendo optar ainda por uma categoria do Programa de Ações Afirmativas (PAA), caso atendam aos critérios previstos no edital.

Do total de vagas, 20% são destinadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas de ensino, 10% para candidatos negros e 5% para candidatos com deficiência.Santa Catarina conta atualmente com 7.167 vagas de emprego abertas pelo Sine, sendo 252 delas destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência (PCD).

As vagas estão distribuídas por todas as regiões do estado, com destaque para as cidades de Tijucas, na Grande Florianópolis, e São Miguel do Oeste, no Oeste Catarinense, que concentram boa parte das oportunidades.

Os interessados podem acessar o portal Emprega Brasil ou procurar a unidade do Sine mais próxima para realizar o cadastro e obter informações sobre as vagas disponíveis.


Santa Catarina pode ter La Niña de fraca intensidade entre fevereiro e abril de 2025. Meteorologistas da Epagri/Ciram e da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) emitiram nota conjunta com as atualizações mais recentes sobre a probabilidade do fenômeno.

O La Niña se caracteriza pelo resfriamento da água na região equatorial do Oceano Pacífico e causa impactos na atmosfera, o que pode provocar chuvas irregulares e tendência de acumulados próximos e até abaixo da média, em especial no Grande Oeste catarinense.

A recomendação para os os agricultores é que permaneçam atentos à previsão do tempo, especialmente no que se refere à probabilidade de chuva para os próximos 15 dias e assim buscar o melhor cenário para dar continuidade à semeadura, principalmente da soja, que fica extremamente condicionada à umidade no solo.


Mais informações estão no portal estado.sc.gov.br/noticias