Obras da rede coletora nos bairros João Paulo e Saco Grande em Florianópolis são retomadas
Imagens: Acervo CASAN
A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) retomou nesta quarta-feira (08), as obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário Saco Grande, com a execução de assentamento de rede de esgoto em três novos trechos nos bairros João Paulo e Saco Grande, em Florianópolis. As obras foram pausadas durante duas semanas no recesso do final de ano.
No Bairro João Paulo, as obras são executadas na Rua João Pio do Valle Pereira, onde o trânsito de veículos está bloqueado durante o período das 7h às 18h devido a execução de escavações. Já no Bairro Saco Grande, as obras acontecem em dois trechos. O primeiro é na Servidão Firmino Linhares, com interdição total da via para a passagem de automóveis durante o período de obra (7h às 18h). O outro local é na Rodovia Virgílio Várzea, em trecho próximo ao cruzamento com a Servidão Cacemiro Manoel Elesbão, na altura do número n°1984. O trânsito no local está em meia pista e circulação por sistema pare e siga, por isso segue mais lento no trecho.
A Companhia também trabalha para finalizar a construção da Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo, com a execução de obras de urbanização, que incluem a pavimentação de vias internas, paisagismo e instalação de iluminação interna, além da montagem de equipamentos internos e as ligações subterrâneas entre as unidades de tratamento. As obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário na região têm investimento de R$129,6 milhões, com recursos garantidos pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Ligações não estão autorizadas
Após a finalização das redes coletoras, os moradores das localidades que receberam a rede devem aguardar o comunicado em suas faturas antes de efetuar a ligação do imóvel à Caixa de Inspeção (CI) da CASAN. Isso porque, o sistema deverá ser concluído e estar em operação para que o esgoto seja coletado e tratado. Ligações feitas antes podem gerar retorno do esgoto para o imóvel e extravasamento em vias públicas, causando prejuízo ao meio ambiente e à saúde pública.
Dúvidas e informações
A CASAN disponibiliza o contato do programa socioambiental para informações e esclarecimentos através do número de Whatsapp (48) 991545691.