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CASAN investe R$ 427 mil e reduz o desperdício de água em Vargem Bonita

Fotos: Acervo CASAN

Um dos principais desafios do serviço de abastecimento é o controle das chamadas perdas físicas de água, relacionadas com vazamentos nas tubulações. Em Vargem Bonita, a CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) investiu R$ 427 mil ao longo de 2024 para combater as perdas, instalando novas tubulações e fazendo um controle mais preciso do fornecimento de água. Com as melhorias, o índice vem caindo gradativamente, passando de 49,19% em junho para 13,08% em novembro.

Entre os investimentos executados, estiveram 4 km de novas redes de água no Bairro Bela Vista, onde foi constatado historicamente o maior índice de perdas. “As novas tubulações apresentam maior resistência, o que deve reduzir consideravelmente o número de vazamentos nessa região”, explica o chefe de Agência, Leandro Castilho da Silva.

Outra medida importante foi a chamada setorização do abastecimento na cidade. Agora, a região urbana de Vargem Bonita está dividida em sete setores, que são monitorados constantemente pelas equipes da CASAN. A setorização também evita que vazamentos impactem no abastecimento de toda a cidade, já que os registros instalados em pontos estratégicos fazem com que uma área menor seja afetada. “Aumentar o controle de pontos de entrada e saída de água também permite também mais agilidade para a identificação de vazamentos e para o controle da pressão de água”, explica Leandro.

Como parte dos processos de setorização, a CASAN executou a chamada geolocalização dos cadastros de rede. Em um mapa, estão todos os detalhes de metragem, dimensão e material da rede, além de dados referentes ao volume de água atualizados semanalmente. Além disso, em três pontos, foram instaladas as chamadas Válvulas de Redução de Pressão (VRPs), que visam garantir que não haja picos de pressão na tubulação e, consequentemente, reduzir a possibilidade de vazamentos.

Para 2025, a Companhia também vai aperfeiçoar o controle das redes via um protótipo de aplicativo de celular desenvolvido pelo próprio chefe da Agência. Nas palavras de Leandro, “essa será uma ferramenta que repassará aos funcionários na operação os dados que hoje estão vinculados a planilhas e só podem ser acessados de forma manual. O objetivo é que, facilitando esse acesso, as demandas também sejam resolvidas com mais agilidade”.