Retrospectiva 2024: atuação integrada das Forças de Segurança consolidam Santa Catarina como estado mais seguro do Brasil
O trabalho integrado das Forças de Segurança consolidaram Santa Catarina como o estado mais seguro do Brasil em 2024, de acordo com o Ranking de Competitividade dos Estados e o Atlas da Violência.
O resultado reflete investimentos estratégicos, operações integradas e uma gestão eficiente de recursos.
Com R$ 92 milhões aplicados em 2024, o estado registrou quedas significativas nos índices de criminalidade e se destacou em capacitação de equipes, aquisição de equipamentos e uso de tecnologia avançada.
Houve um aumento de 1.732% na execução de recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública, consolidando Santa Catarina como referência nacional.
Além disso, Florianópolis foi reconhecida como a Capital mais segura do Brasil, enquanto cidades como Jaraguá do Sul, Blumenau, Brusque e Palhoça estão entre as 30 mais seguras do país.
Ações como Shamar, Átria e Hagnos abordaram violência doméstica, proteção à infância e crimes contra mulheres.
Por meio dessas iniciativas, foram realizadas milhares de ações educativas, prisões e apreensões de armas.
O ano termina com perspectivas positivas para 2025, com projetos como o Infosud, uma plataforma de integração de dados baseada no Sistema Integrado de Segurança Pública, e a modernização de sistemas multibiométricos que prometem trazer ainda mais eficiência no combate ao crime.
A colaboração entre Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica foi decisiva para o sucesso das operações, como afirma o secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Flávio Graff:
SONORA