Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Proposta para proibir exibição...

Proposta para proibir exibição de embalagens de cigarro em pontos de venda tem apoio da Udesc

Um grupo de organizações não governamentais e públicas de Florianópolis promove uma mobilização para que a cidade tenha uma lei proibindo pontos de venda de exibirem embalagens de cigarros ou outros produtos relacionados ao fumo. O grupo promove uma campanha para coletar as 16.500 assinaturas necessárias à apresentação de um projeto de lei de iniciativa popular à Câmara Municipal. A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) mantém pontos de coleta das assinaturas no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no bairro Coqueiros (Rua Pascoal Simone, 358).

Leia a proposta de projeto de lei e a justificativa

A ação tem o apoio do Núcleo de Assistência, Ensino e Pesquisa em Reabilitação Pulmonar (Nureab). Mantido pela Udesc Cefid, o Nureab mantém um programa de reabilitação que atende gratuitamente pacientes com diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), além de dar suporte ao ensino e pesquisa na área nos cursos de graduação e mestrado em Fisioterapia da universidade.

A proposta prevê que os pontos de venda de cigarros e outros produtos derivados do tabaco mantenham locais específicos para armazená-los, de forma que não estejam visíveis aos clientes. O não cumprimento dessa norma implicaria em multa de R$ 5.000, a serem revertidas a projetos ligados à juventude.

A ideia já foi aplicada em outros países e estados brasileiros. Reino Unido, Austrália, Irlanda, Islândia e Tailândia já baniram a propaganda de cigarros, inclusive nos pontos de venda. No Brasil, o Estado do Piauí já conta com uma legislação igual a que está sendo proposta em Florianópolis.

Como participar

Interessados em apoiar a causa podem assinar o abaixo assinado na Udesc Cefid (Rua Pascoal Simone, 358, Coqueiros). Há quatro pontos de coleta de assinaturas no centro: na Recepção, na Direção de Extensão, na Clínica Escola de Fisioterapia e no Nureab (Rua Pascoal Simone, 163, em frente ao campus da Udesc Cefid).

Mais informações pelo e-mail nureab.cefid@udesc.br ou pelo telefone (48) 3321-8608.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3321-8622

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support