Retrospectiva: Cedim faz balanço de ano marcado pela celebração de seus 25 anos em prol das políticas para mulheres em Santa Catarina
Foto: Rodolfo Espínola / AgênciaAL
O Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim/SC) encerrou 2024 com um balanço positivo das ações e uma celebração marcante: os seus 25 anos lutando em prol das políticas públicas para mulheres em Santa Catarina. A data foi lembrada numa solenidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) que contou com diversas homenagens.
Durante todo o ano as ações do Cedim contribuíram para o fortalecimento da igualdade de gênero e no trabalho de inclusão da população feminina nas atividades políticas, econômicas, sociais e culturais; além da prevenção e combate à violência contra a mulher e ampliação do controle social. “O Cedim/SC é um instrumento para implantação dos direitos e do controle social. E esse foi um ano importante para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres em Santa Catarina”, afirmou a secretária executiva, Carolina Freitas.
Uma das iniciativas de destaque do Cedim/SC, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS), foi a criação do Guia para a Implantação de Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher. O material oferece um roteiro detalhado sobre a importância, como criar e fortalecer esses conselhos, incluindo modelos de regimento e minuta para a implantação facilitada desses organismos. O guia também está alinhado com a Lei Maria da Penha e com as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU).
Durante o ano foram realizadas capacitações para os municípios de Itajaí, Rio do Campo, Pinhalzinho e Videira, uma roda de conversa em parceria com a Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (Fecam). As representantes do Cedim/SC também participaram de diversos eventos relacionados ao tema como a passeata no Centro de Florianópolis em comemoração ao Dia Internacional da Mulher; o Seminário de Políticas para Mulheres organizado pela Bancada Feminina da Alesc, entre outros.
Saiba mais sobre o Cedim
Em Santa Catarina o Cedim está vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família (SAS). O conselho é um órgão colegiado, de caráter permanente, deliberativo e consultivo de composição paritária, com a finalidade de formular diretrizes e políticas públicas para assegurar os direitos das mulheres, atuar no controle social. Ao todo, entre titulares e suplentes, são 24 representes da sociedade civil e 18 de órgãos governamentais.
Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br