Santa Catarina se prepara para receber 3,1 milhões de turistas com reforço recorde na segurança e inovação na Estação Verão 2024/2025
Santa Catarina, reconhecida como o Estado mais seguro do Brasil, está pronta para oferecer uma temporada de verão sem precedentes.
A expectativa é receber 3,1 milhões de turistas entre dezembro de 2024 e março de 2025, com um reforço significativo em segurança e novos investimentos para atender às necessidades dos visitantes.
O lançamento da Estação Verão 2024/2025 foi realizado na manhã desta segunda-feira, 16, no Grupamento de Busca e Salvamento dos Bombeiros Militares, na Beira-mar Norte, com a presença do governador Jorginho Mello, deputados, senadores e membros do colegiado do governo.
Segundo o governador Jorginho Mello, o Estado está preparado com equipes reforçadas, e vai fazer a Estação Verão mais segura de todos os tempos:
SONORA
Entre as iniciativas mais inovadoras, destaca-se a criação da Polícia do Turismo, uma ação conjunta entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Secretaria de Turismo (SETUR).
Policiais bilíngues, identificados por braçais específicos, oferecerão atendimento especializado a estrangeiros, facilitando a comunicação e reforçando a segurança em praias e balneários considerando que o turismo estrangeiro na região deve crescer 69% nesta temporada.
O comandante da PMSC, coronel Aurélio Pelozato, falou das ações e do trabalho de toda corporação nos 295 municípios de Santa Catarina:
:
SONORA
Com um investimento de R$ 92 milhões só em 2024, a Operação Estação Verão contará com o envolvimento de 7 mil agentes de segurança que será apoiada por 3.192 viaturas, 459 motocicletas, 163 embarcações e 6 helicópteros, cobrindo uma extensa faixa litorânea de 560 km e 33 cidades.
É um efetivo composto também pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Polícia Científica, além das polícias militar e civil atuando todos os dias em 33 municípios do litoral catarinense.
São 560 km de praias guarnecidas pela corporação, com mais de 150 praias que contam com a presença dessa proteção dos guarda-vidas do CBMSC.
Ao todo, são 14 órgãos do governo envolvidos em ações para garantir um período proveitoso para turistas.
Com novos voos internacionais conectando cidades como Buenos Aires, Montevidéu, Lisboa e Santiago, Santa Catarina prevê um aumento de 23% no número de passageiros em relação à temporada anterior, tanto em voos nacionais como internacionais.
SC também consolidou esforços para aumentar o fluxo de cruzeiros na temporada 2024/2025 – outubro de 2024 a abril de 2025. Está prevista a vinda de 427 mil famílias, representando um crescimento de 15,41% em relação à temporada anterior. Os números incluem 121 escalas no total (+16,35%) e 30 navios (+105%), comparados aos
12 navios de 2023/2024.
A Casan e a Celesc apresentaram suas ações de reforço para garantir a manutenção do fornecimento de água e energia nas cidades que veem sua população aumentar de forma significativa no verão.
Juntas, as estatais estão investindo quase e R$ 2 bilhões em obras estruturantes que garantam uma infraestrutura robusta para uma temporada.
Será realizada a instalação de câmera para videomonitoramento, no morro das madeireiras, na SC-401, em ação que prevê um melhoramento nas ações da PMRv na mobilidade da região que comporta grande número de veículos na capital.,
A Secretaria de Meio Ambiente e da Economia Verde reforça o Programa “Jogue Limpo com o Meio Ambiente”. Por meio de atividades educativas e interativas, o Programa busca estimular o cuidado e o comprometimento com a conservação de praias e do mar. Ações serão realizadas em Balneário Camboriú, Florianópolis e Garopaba.
O Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) também atuará por meio da educação, com o lançamento da série infantil “Cuidar do Mar Começa Pelo Lar.” A campanha sensibilizará as crianças e, consequentemente, seus pais, sobre a importância das ações individuais na preservação do meio ambiente.