Contagem regressiva para inauguração da iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz
Está chegando a hora que vai marcar mais um momento histórico para Santa Catarina. No domingo, dia 15, a partir das 20h, terá início a cerimônia inaugural da obra de iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões-postais de Santa Catarina.
O ato de acendimento da nova estrutura, que é de última geração, será feito pelo governador Jorginho Mello. Várias autoridades, como o secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, estarão presentes.
Todo o cerimonial para este momento tão aguardado será no Forte de Santana, localizado na parte inferior da Ponte Hercílio Luz (o local poderá mudar para as proximidades dependendo das condições climáticas – se houver chuva forte, por exemplo).
”O secretário Jerry Comper, orienta para que as pessoas cheguem antes, até para pegarem um bom lugar para acompanhar o evento e reforçou o convite hoje euqnto acompanhava os últimos detalhes:
SONORA
Importante lembrar que a estrutura está há mais de 10 anos sem receber iluminação cênica. Hoje a Ponte é iluminada apenas para sinalização de trânsito de veículos, pedestres e ciclistas.
“A gente investiu em tecnologia de ponta pra embelezar ainda mais a Ponte Hercílio Luz e entregar o cartão postal que o morador e o turista merecem. Não tenho dúvida que a iluminação cênica vai reforçar a importância histórica desse monumento”, destacou o governador Jorginho Mello.
A nova iluminação cênica é resultado de investimentos de mais de R$ 9 milhões do Governo de Santa Catarina.
A iluminação cênica será acionada todas as noites a partir do dia 15. As cores temáticas serão definidas a partir de um planejamento mensal que será feito pela área técnica da Superintendência de Obras Civis (SOC) da SIE.
Para chegar ao resultado que encanta pessoas de todas as gerações, foi preciso desenvolver um trabalho complexo, sobre o mar e a mais de 70 metros de altura (equivalente a um prédio de 24 andares).
A empresa responsável pela obra é a catarinense Quantum Engenharia, de São José (SC), que levou cerca de um ano para fazer o trabalho, que demorou além do esperado devido às condições climáticas adversas de 2024.
Conforme explica o Gerente do Departamento de Iluminação Pública da empresa, engenheiro Júlio César Leal Jr., tudo foi instalado por especialistas em iluminação treinados para a prática de alpinismo.