Parceria entre BRDE e SCGÁS impulsiona o uso de gás natural e biometano no transporte de cargas e passageiros
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a Companhia de Gás de Santa Catarina (SCGÁS) firmaram uma importante parceria por meio de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) nesta quarta-feira, 11, na sede do banco, em Florianópolis.
O acordo busca ampliar o uso de gás natural e biometano como combustíveis sustentáveis para frotas pesadas no transporte rodoviário de cargas e transporte coletivo de passageiros em Santa Catarina.
O termo prevê uma série de ações conjuntas que incluem apoio técnico e oportunidades de financiamento de recursos, a viabilidade de projetos e o desenvolvimento de infraestrutura de abastecimento de gás natural e biometano no estado.
As ações incluem a conversão de motores para sistemas que utilizam gás natural, a aquisição de veículos movidos exclusivamente a esses combustíveis e a construção de postos de abastecimento com instalações de alta vazão.
A iniciativa busca reduzir as emissões de gases de efeito estufa e contribuir para a descarbonização da matriz energética do setor de transporte.
A medida traz benefícios econômicos e ambientais, como explica o diretor-presidente da SCGÁS, Otmar Müller:
SONORA