Começam os testes de mão única para horários de pico na Ponte Hercílio Luz
Imagem / PMRv
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), Jerry Comper, acompanhou, no período da manhã desta terça-feira, 10, o início dos testes de alterações no fluxo do trânsito da Ponte Hercílio Luz. Até esta sexta-feira, 13, das 6h às 10h, a ponte terá sentido único Continente-Ilha. No fim do dia, a partir das 17h até as 21h, o sentido será invertido / Ilha-Continente. Das 10h às 17h, o fluxo segue normal, com uma pista em cada sentido da estrutura.
A manhã do primeiro dia foi chuvosa e atraiu um grande número de veículos para a Hercílio Luz. Até por se tratar de uma novidade que está sendo testada, o tráfego foi intenso, mas claramente ajudou a desafogar a Avenida Ivo Silveira em determinados momentos.
Na primeira manhã de testes, houve um acréscimo de aproximadamente 25% de veículos transitando na Ponte Hercílio Luz, sentindo Centro, no horário estipulado. Normalmente, a ponte absorvia um tráfego médio de 4 mil veículos das 6h às 10h.
Nesta terça-feira, este número foi de pouco mais de 5 mil veículos passando pela Hercílio Luz no mesmo horário.
O secretário da Infraestrutura, Jerry Comper, disse que ainda é muito cedo para qualquer avaliação mais aprofundada. Ele deixou claro que toda a operação dos testes está a cargo da Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), que fará relatórios diários que depois serão analisados pelas equipes técnicas da PMRv e da SIE, em parceria com a prefeitura.
“A ideia é dar mais fluidez ao trânsito, por isso estamos fazendo estes testes. Depois de analisarmos com muito cuidado e critério cada dado colhido neste período é que vamos poder nos posicionar no sentido de melhorar a qualidade do trânsito na região afetada pela Ponte Hercílio Luz,” contextualiza o secretário.
Os testes estão sendo feitos em parceria com a Prefeitura de Florianópolis e a Guarda Municipal da Capital.