Retrospectiva: editais do Fundo Estadual do Idoso, capacitação e informativo sobre violência marcaram ações do Conselho Estadual do Idoso em 2024
Fotos: Roberto Zacarias/Secom
O lançamento dos primeiros editais da história do Fundo Estadual do Idoso (FEI), a realização do Curso de Formação de Agentes Públicos em Políticas Públicas para Pessoas Idosas e a elaboração de um informativo sobre violência contra a pessoa idosa foram os destaques das ações realizadas pelo Conselho Estadual do Idoso (CEI/SC) em 2024.
“Este ano o Conselho realizou muitas ações importantes em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, e também com outras instituições que contribuem para o aprimoramento das políticas públicas e cuidado dos nossos idosos que são uma grande parcela da população catarinense”, avaliou a presidente do CEI/SC, Sabrina Mores.
O pagamento dos primeiros editais da história do Fundo Estadual do Idoso de Santa Catarina receberam valores expressivos: foram R$ 20 milhões para órgãos governamentais, sejam municipais seja estaduais, e outro de R$ 20 milhões para organizações da sociedade civil que puderam cadastrar suas propostas.
O FEI foi criado em 2019, mas até então só havia recebido recursos sem executar nenhum edital. Essa era uma das prioridades do Governo do Estado para 2023 e que foi concretizada com o pagamento em 2024. Em Santa Catarina, os idosos representam 14% da população com mais de 65 anos e esse percentual sobe para 15,56% se levarmos em consideração pessoas com mais de 60 anos.
Outra ação importante foi o lançamento do informativo on-line sobre violência contra a pessoa idosa. O objetivo foi alertar a população sobre os tipos de violações e os canais de denúncia. O material está disponível no site da SAS. O material tem 36 páginas e trata de questões como os tipos de violência, que vão desde negligência, abandono, abuso e violência sexual.
A presidente do CEI/SC, lembra que “na maioria das vezes, a violência é cometida por familiares, filhos, netos, sobrinhos, ou pessoa próximas da vítima, mas que é dever de toda a sociedade denunciar a violação de direitos contra a pessoa idosa. E que, dentre os canais de denúncia estão o Conselho Estadual do Idoso, os Conselhos Municipais do Idoso, Polícia Civil e o Disque 100.”
Outro destaque de 2024 pelo CEI foi a realização do Curso de Formação de Agentes Públicos em Políticas Públicas para Pessoas Idosas, que teve quase 500 participantes. Na capacitação foram tratados o processo de envelhecimento, a importância dos Conselhos Municipais, o papel do conselheiro, o serviço de convivência para a pessoa idosa e ainda o Fundo Municipal do Idoso e a educação para o envelhecimento em Santa Catarina.
Mais informações:
Jornalista Luciane Lemos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br