Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Câmaras de Vereadores Mirins...

Câmaras de Vereadores Mirins formam cidadãos conscientes

Anualmente, em 11 de agosto, comemora-se o Dia Estadual do Vereador Mirim. Sancionada pelo governador Raimundo Colombo, a lei que institui a data tem o objetivo de incentivar a participação da juventude na política, atuando como uma escola de formação cidadã dos estudantes. Em Santa Catarina, algumas cidades se destacam no funcionamento das Câmaras Mirins.

Blumenau, no Vale do Itajaí, foi a primeira cidade de Santa Catarina e a segunda do país a estabelecer a Câmara Mirim. Em funcionamento há 16 anos, o órgão serve de exemplo para outros municípios. O presidente da Câmara Mirim de Blumenau, Ricardo de Sousa, 13, conta que ainda não encaminhou nenhum projeto de lei à Câmara da cidade, mas enviou seis para Brasília ao Plenarinho da Câmara dos Deputados. O preferido dele é o que sugere a discriminação, nos rótulos dos produtos, do valor do imposto atribuído a cada um.

Foto: Câmara de Vereadores de Blumenau

O Plenarinho em Brasília dedicado a crianças lançou o Câmara Mirim 2015, um projeto que oferece a oportunidade para estudantes do 5º ao 9º ano enviarem propostas com o intuito de ajudar a transformar o Brasil. “Os vereadores mirins de Blumenau enviaram projetos de lei ao Plenarinho que serão debatidos e os autores dos três projetos vencedores terão a chance de ir à Capital federal defender as propostas”, afirma o presidente mirim.

Para Ricardo, ser vereador mirim é importante para desenvolver uma visão de como funciona a política e como é possível transformá-la. Ele acrescenta que, além de ter se tornado um cidadão mais consciente, percebeu significativa melhoria na oratória. “Estas coisas serão levadas para a vida inteira”, observa o vereador mirim.

Em Criciúma, Sul do Estado, 2015 foi o primeiro ano do projeto da Câmara de Vereadores Mirins. Segundo a vereadora e coordenadora da Câmara Mirim de Criciúma, Camila Nascimento, o modelo de Blumenau serve de inspiração. “O principal intuito da Câmara Mirim é promover a interação entre a Câmara Municipal e a escola e a formação de novos líderes ativos e conscientes”, ressalta Camila.

Atualmente, são 17 vereadores mirins criciumenses que participam a cada 15 dias de sessões, apresentam discursos, debatem e, em seguida, acompanham a votação dos requerimentos. De acordo com a coordenadora Camila, se houver aprovação no âmbito do Legislativo, as propostas apresentadas pelos vereadores mirins são encaminhadas à Prefeitura de Criciúma.


Foto: Câmara de Criciúma

Na primeira sessão ordinária, a mirim Iris Cardoso Raupp, 10, utilizou o tempo para falar sobre a saúde e o bem-estar do próximo. Ela acredita que, devido ao alto número de idosos residentes no bairro São Sebastião, onde Iris mora, é de extrema importância a implantação de uma academia ao ar livre. A vereadora mirim conta que antes mesmo do projeto já tinha planos de transformar o meio em que vive. “Ser mirim é uma oportunidade para fazer acontecer”, diz.

Texto: Ana Luiza Fernandes / Ascom

Informações adicionais para a imprensa:
Maiara Gonçalves
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Casa Civil de SC
E-mail: comunicacao@scc.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2005 / 8843-3497