Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Secretário adjunto do Desenvolvimento...

Secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico Sustentável deixará o cargo para se dedicar a projeto pessoal

O atual secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Daniel Lutz, deixará o cargo para se dedicar às atividades empresariais. Lutz atua no ramo moveleiro em São Bento do Sul e é presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). “Agradeço ao excelente trabalho como secretário adjunto neste período. Sabemos que é um momento difícil, mas apoiamos esta decisão. Sem dúvidas, o Daniel continuará conosco, encaminhando as demandas da região”, destacou o secretário da SDS, Carlos Chiodini.

Lutz explica que sua empresa estará mais focada na exportação a partir deste semestre. “Hoje optei pelo mercado no qual atuo há mais de 20 anos. Nossa empresa continua crescendo e estamos desenvolvendo projetos para outros países”, explicou. Ele ressalta que, o trabalho desenvolvido na SDS foi extremamente positivo, tanto pelo crescimento profissional, como pelos resultados atingidos pela secretaria no primeiro semestre.

Resultados 

Entre os avanços da SDS em 2015, destaca-se o Juro Zero, programa para microempreendedores individuais. Somente de janeiro a junho deste ano, foram concedidos 6.579 empréstimos de até R$ 3 mil, totalizando R$ 16.716.514 – 8% a mais que o mesmo período de 2014. “Além disso, o projeto chegou a 100% do território catarinense, presente em todos os municípios”, enfatiza Daniel Lutz.

Outro projeto que alcançou notoriedade foi o número de imóveis registrados no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Em janeiro eram apenas 39 mil e em junho já são 164 mil propriedades registradas, em crescimento de 420%. O CAR é uma base de dados que integra todas as informações ambientais das propriedades e posses rurais em âmbito nacional. O registro é obrigatório para posseiros e proprietários de terras.

Além disso, foi lançado o Programa Catarinense de Energias Limpas, o SC+Energia. Segundo Lutz, o objetivo é para incentivar os investimentos em energias alternativas, como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), Eólica, Solar e Biomassa. São atividades de baixo impacto ambiental, menor que as fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis.

Novo secretário adjunto 

Assumirá o cargo de secretário adjunto da SDS o auditor da Fazenda, Marco Aurélio Dutra. Ele já foi secretário da Fazenda na gestão do governador Paulo Afonso, diretor do Tesouro em 2003, diretor administrativo da Celesc Geração e atualmente ocupava o cargo de diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Estado da Administração.

Informações adicionais para a imprensa
Michelle Nunes
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDS
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-4243/9929-4998
Site: www.sds.sc.gov.br