Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Servidor com deficiência visual...

Servidor com deficiência visual assume função de ouvidor setorial

O servidor Paulo Roberto Homem, concursado da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte (Sol), é o mais novo integrante do sistema da Ouvidoria Geral do Estado de Santa Catarina, que dispõe de 288 profissionais – entre ouvidores setoriais e seccionais – no atendimento do cidadão. Com apenas 5% de visão, ele também é o primeiro deficiente físico a atuar como ouvidor setorial do Governo de Santa Catarina.

Paulo recebe treinamento de Michell. Foto: Tayana Cardoso de Oliveira/SEA

Empolgado com o desafio, Paulo recebeu treinamento do administrador da Ouvidoria Geral do Estado, Américo José Michell, e também uma visita do Ouvidor Geral do Estado, Dejair Vicente Pinto, na última semana. “Os deficientes visuais enfrentam muitas barreiras profissionais, pois a maioria dos documentos está no papel e são poucos os sistemas informatizados que garantem acessibilidade. Esta é uma nova oportunidade, uma forma de atuar e ter gratificação com o trabalho”, afirmou.

Para garantir o trabalho do novo ouvidor setorial, técnicos do Ciasc – Centro de Informática e Automação do Governo do Estado de Santa Catarina -, fizeram uma adaptação do Sistema Ouv, garantindo sequência lógica e fluidez ao software de leitura utilizado pelo servidor. Desta forma, seu atendimento pode ser realizado com a rapidez e a eficiência necessárias ao setor. “Nesta primeira semana, o novo ouvidor setorial teve supervisão e já a partir do próxima segunda-feira, dia 22, fará o atendimento de forma independente”, informou o administrador Américo.

Para o Ouvidor Geral do Estado, a atuação de Paulo é um marco positivo no caminho da acessibilidade. “Temos um longo caminho a percorrer nesta área, mas a chegada de um ouvidor setorial com deficiência nos estimula a seguir avançando. É importante salientar que para ser um bom profissional na área de ouvidoria basta ter sensibilidade às necessidades do cidadão, tratar a todos de forma adequada e conhecer profundamente a estrutura do Estado”.

Paulo Roberto Homem tem 45 anos e perdeu a visão de forma gradativa em virtude de uma doença chamada retinose pigmentar, diagnosticada há 20 anos. Foi admitido na Sol em 2010 e, além de ser ouvidor setorial, atua na Gerência de Arrecadação dos Fundos – Funturismo, Funcultural e Fundesporte. É atleta e participou das Paralimpíadas de Pequim, na China, em 2008, como atleta da equipe brasileira de goalball.

Mais informações para a imprensa:
Tayana Cardoso de Oliveira
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Administração
Fone: (48) 3665-1636 e (48) 8843-8040
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Site: www.sea.sc.gov.br