Encontro de assistência social reúne mais de 300 conselheiros em Florianópolis
Mais de 300 conselheiros de assistência social de Santa Catarina participaram nesta terça-feira, 2, do 1º Encontro de Conselheiros de Assistência Social promovido pela Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), junto ao Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS). Profissionais de diferentes regiões do Estado encheram o auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, para debater o Plano Decenal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e trocar orientações sobre a realização das conferências municipais de assistência social.
Foto: João Paulo Borges / SST
>>> Imagens para download na galeria
Na palestra de abertura, a secretária Angela Albino falou sobre os avanços e desafios do SUAS no Estado. “Não é possível fazer política pública sem a efetiva participação popular. A assistência social mudou muito nos últimos anos, tornando-se um direito, um meio de cidadania uma obrigação do Estado. A consolidação do SUAS é parte deste processo”, destacou.
O evento contou também com a presença da professora do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Luziele Tajajós, que falou sobre a importância de discussão do plano decenal do SUAS e a reflexão do SUAS que temos e o que queremos. “Foi-se o tempo em que assistência social era feita na base do ‘achismo’. Para melhorar ainda mais o SUAS é preciso planejar e definir horizontes da proteção social brasileira” evidenciou.
O período da tarde foi dedicado ao debate sobre a relevância das conferências municipais e estadual que serão realizadas neste ano. Anderson Miranda, representante do Movimento Nacional da População de Rua no Conselho Nacional de Assistência Social, foi um dos convidados para falar sobre o assunto. “Mobilizar e participar das Conferências é fundamental pra representar os anseios da nossa cidade, nosso estado. O SUAS é uma conquista civilizatória, de e para, todos e todas. É preciso avançar, aperfeiçoar e consolidar o SUAS que temos para o que queremos” enfatizou.
A Conferência Estadual de Assistência Social ocorrerá de 30 de setembro a 2 de outubro. O tema será “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2026” e o lema será “Pacto Republicano do SUAS rumo a 2026: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.
Com base no tema central, os participantes debaterão os eixos propostos nacionalmente. Ao final, as propostas dos catarinenses serão enviadas para a Conferência Nacional de Assistência Social. Todas as conferências estaduais são precedidas de etapas municipais.
Informações adicionais para a imprensa:
João Paulo Borges
Assessoria de Comunicação SST
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
Fone: (48) 3664 0916 / 0753 – (48) 91167413
Site: www.sst.sc.gov.br/