Giro SECOM – Com notícias de Santa Catarina – 04/12/2024
A Polícia Científica de Santa Catarina comemorou, nesta terça, 3, 108 anos de história com um evento no auditório da Secretaria de Segurança Pública, em Florianópolis.
Durante o evento, foram relembradas as origens da perícia criminal catarinense, que teve início em 7 de dezembro de 1916 com a criação do Gabinete de Identificação, Medicina-Legal e Estatística Criminal de SC.
Na solenidade, foram entregues 234 computadores, seis scanners tridimensionais de ambientes, além dos novos uniformes da corporação que reforçam a segurança no trabalho.
Também foram divulgados os novos programas institucionais, que agora apresentam um site voltado para o cadastro e detalhamento dos serviços oferecidos à população.
————————————————————
O Corpo de Bombeiros Militar alerta para os cuidados necessários para evitar acidentes com crianças em ambientes aquáticos.
Além de três mortes por afogamento registradas entre 26 de novembro e 2 de dezembro deste ano, a corporação registrou 41 salvamentos por afogamento no estado no período.
O afogamento é a segunda maior causa de morte acidental de crianças de 1 a 4 anos no Brasil e 90% dos casos acontecem em ambiente doméstico.
Por isso, é necessário redobrar a atenção com crianças próximas a piscinas, açudes, rios, além de escolher praias com mar calmo e com a presença de guarda-vidas e sempre esvaziar banheiras, baldes e bacias imediatamente após o uso em casa.
————————————————————
Os trabalhadores autônomos catarinenses ganham, em média, 37% mais do que os demais trabalhadores por conta própria do país.
Enquanto a média brasileira é de R$ 2.627, o autônomo de Santa Catarina recebe R$ 3.600.
Além disso, o rendimento médio do trabalhador por conta própria do estado cresceu 4,3% do 2º para o 3º trimestre de 2024.
Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) do IBGE no terceiro trimestre deste ano.
————————————————————
Mais informações estão no portal estado.sc.gov.br/noticias