Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Postos do Sine em...

Postos do Sine em Santa Catarina oferecem serviços e orientações ao trabalhador

Os 114 postos de atendimento ao trabalhador do Sine/SST em Santa Catarina existem para facilitar a inserção ou reinserção da população no mercado de trabalho. Em Santa Catarina o Sine é vinculado à Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST). São 22 postos de execução direta do governo do Estado e outros 92 postos conveniados.

“Fazer com que o trabalhador consiga o primeiro emprego ou um novo emprego é um de nossos principais objetivos”, afirma o diretor de Trabalho, Emprego e Renda da SST, Edilson Godinho.

As vagas disponíveis no Sine/SST são para pessoas de nível fundamental, médio e superior. “Por intermédio do Sine, o trabalhador tem acesso às vagas de acordo com o seu perfil e ainda pode ser indicado para cursos de qualificação para adequá-lo ao mercado de trabalho, o que reduz o tempo de espera por uma vaga”, explica o secretário da SST, Jorge Teixeira.

Qualificação

O cidadão que procura um posto de atendimento ao trabalhador do Sine/SC também têm a oportunidade de participar dos cursos de qualificação profissional gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A SST é corresponsável pela articulação do programa entre os municípios e as instituições que oferecem os cursos de qualificação profissional. A Secretaria contribui ainda no levantamento de demandas junto aos municípios, postos do SINE/SC, conselhos municipais de trabalho e emprego e sociedade civil organizada, por meio do acompanhamento dos cursos. 

Neste ano, foram programadas pelo Ministério da Educação 90 mil vagas. Cerca de 300 cursos foram ou estão sendo realizados em 217municípios de Santa Catarina.Os recursos são do governo federal e vão direto para as instituições que oferecem os cursos: Sistema S (Senai, Senac, Senar, Senat) e instituições federais de ensino superior (IFC e IFSC). Dentre os cursos oferecidos estão: Desenhista de produtos gráficos em WEB; Operador de computador; recepcionista; assistente de controle da qualidade; inglês; espanhol; aplicador de revestimento cerâmico,  dentre outros. O Pronatec é um programa do governo federal, executado em Santa Catarina.

Seguro-desemprego 

Nos postos de atendimento ao trabalhador também é possível apresentar a documentação para solicitar o seguro-desemprego. Mas com a edição da lei que instituiu o Pronatec Seguro-Desemprego foram exigidos outros documentos, além dos habituais, como o comprovante de residência e o comprovante de escolaridade.

Os demais documentos são o termo de rescisão, carteira de trabalho, CPF e RG, comprovante de depósito ou do extrato do FGTS, e as duas guias de requerimento do seguro-desemprego. A concessão do seguro-desemprego para os trabalhadores que solicitaram o benefício pela terceira vez em 10 anos ficou condicionada à frequência nos cursos de qualificação desde julho em Santa Catarina.

Os serviços oferecidos nos postos fixos também podem ser encontrados na unidade móvel. Os empregadores também podem procurar o Sine para cadastrar as vagas das empresas. Acesse o site www.sst.sc.gov.br e verifique os Postos de Atendimento do Sine no link “Trabalho e Renda”.

Informações adicionais para imprensa:
Cláudia Marcelo / Luciane Lemos
ascom@sst.sc.gov.br
(48) 3664-0906 ou 3664-0753