Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Em cerimônia de diplomação,...

Em cerimônia de diplomação, governador Colombo destaca força da democracia

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira foram diplomados na tarde desta quinta-feira, 18, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina. A cerimônia marca o fim do processo eleitoral deste ano e torna Colombo e Pinho Moreira aptos para a posse no dia 1º de janeiro de 2015. No evento em Florianópolis, também foram diplomados 40 deputados estaduais, 16 deputados federais, um senador e seus suplentes.

Foto: Jaqueline Noceti / Secom

>>> Imagens para download na galeria

O governador Colombo destacou a importância do bem sucedido processo das eleições de 2014, reconhecendo o trabalho da Justiça Eleitoral por meio de todos os envolvidos, e agradeceu a confiança dos catarinenses para a continuidade do governo. “O voto é uma das coisas mais bonitas da democracia, poucas coisas são tão pessoais como o voto, que tem o mesmo peso para todo mundo e garante a expressão da vontade popular. Nós, eleitos, temos que encarar o papel de atender a essa vontade popular, de ser a voz dos que não têm voz, de proporcionar oportunidade para quem não tem e de levar esperança para quem desacredita. Santa Catarina é um lugar extraordinário e vamos trabalhar para que nosso Estado desenvolva cada vez mais”, discursou.

O vice Eduardo Pinho Moreira lembrou que o segundo mandato será uma oportunidade para concluir processos já deflagrados. “Nosso primeiro governo foi aprovado pelo catarinenses, com a reeleição em primeiro turno. E pela experiência acumulada nestes primeiros quatro anos, agora teremos um governo mais rápido, mais eficiente e mais objetivo. Será um governo de colheitas de grandes obras e realizações para Santa Catarina”, afirmou Pinho Moreira.

O senador Dário Berger, o deputado federal Esperidião Amin e o deputado estadual Gelson Merisio discursaram em nome dos demais diplomados. A diplomação dos eleitos é prevista nos artigos 215 a 218 do Código Eleitoral e marca o encerramento do processo eleitoral, que teve início com a escolha dos candidatos nas convenções partidárias, prosseguindo com o registro de candidatura, o período de propaganda eleitoral, a votação, a apuração, a homologação e a proclamação dos resultados, e o julgamento das contas de campanha.  O diploma expedido pela Justiça Eleitoral atesta a vitória dos eleitos nas urnas. Sem o documento, o eleito não pode assumir o cargo nem exercer o mandato.

A solenidade desta quinta foi dirigida pelo presidente do TRE-SC, desembargador Vanderlei Romer. “Aos diplomados, faço votos de mandatos dignos e éticos. Que cada um receba esse documento não como uma conquista pessoal, mas como uma resposta da coletividade que o elegeu. Nesses mandatos, busquem nossos sonhos e aspirações para uma Santa Catarina ainda mais próspera e mais justa para todos nós e para as futuras gerações”, discursou.

A relação completa dos diplomados está disponível no site www.tre-sc.gov.br.

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa Secom
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3005/8843-4350
Site: www.sc.gov.br