Jorginho Mello inaugura nova instalação para o trabalho de medicina legal da Polícia Científica em Chapecó
Foto: Leo Munhoz / SECOM
O governador Jorginho Mello inaugurou nesta segunda-feira, 25, a nova sala de necropsia na Superintendência da Polícia Científica de Chapecó. A estrutura funcionou durante 35 anos no Hospital Regional do Oeste. A partir de agora os profissionais vão poder contar com uma nova câmara fria, além de equipamentos, móveis e gerador de energia, em um investimento total de quase R$ 100 mil. A perita-geral da PCI, Andressa Boer Fronza, e o perito-geral adjunto Douglas de Oliveira Balen também participaram da cerimônia.
“Há 35 anos que a estrutura funcionava no Hospital Regional. E não era o local adequado. Aqui o trabalho é diferente, qualquer tipo de perícia que eles venham eles precisam de tranquilidade e mais espaço pra poder oferecer um laudo, que muitas vezes é o que leva o juiz a dar uma sentença. A perícia é algo muito importante dentro de um processo pra ajudar a fazer justiça de verdade. Por isso que a gente está melhorando as condições da nossa Polícia Científica, assim como das demais forças de segurança. Estamos melhorando as condições físicas, contratando mais gente, hoje mesmo mais cinco peritos começaram a trabalhar aqui, pra que eles possam fazer um trabalho com eficiência como eles fazem”, disse o governador Jorginho Mello.
A estrutura da superintendência já funcionava no prédio e, com a renovação do contrato de aluguel, houve a ampliação do espaço, visando melhorar os serviços oferecidos. Com o aluguel desses novos espaços, a superintendência passará a ser composta por um prédio de três pavimentos, mais um prédio anexo de um pavimento medindo 68 metros quadrados destinado à sala de necropsia, totalizando mais de mil metros quadrados construídos.
“Esse investimento do Estado na Polícia Científica é muito importante não só do ponto de vista financeiro, que o governador Jorginho Mello vem investindo, mas pra gente dar boas condições de trabalho para os nossos policiais científicos, peritos e agentes que trabalham no setor de medicina legal. E para população, para famílias que precisam pra elas receberem um atendimento mais humanizado nesse momento tão difícil que é o momento da perda de um ente querido por algum tipo de morte violenta”, explicou a perita-geral da PCI, Andressa Boer Fronza.
Região atendida
As melhorias vão impactar 22 municípios da região: Chapecó, Águas de Chapecó, Águas Frias, Bom Jesus do Oeste, Caibi, Caxambu do Sul, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Cunhataí, Guatambú, Jardinópolis, Modelo, Nova Erechim, Nova Itaberaba, Palmitos, Pinhalzinho, Planalto Alegre, São Carlos, Saudades, Serra Alta, Sul Brasil e União Do Oeste.
Também estiveram na cerimônia a deputada federal Daniela Reinehr, o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado Mauro de Nadal, além do deputado estadual Altair Silva e o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.