Acordo de cooperação técnica entre governos do Estado e do Paraná incentiva uso de tecnologia BIM
O Governo do Estado de Santa Catarina tem como meta licitar os projetos das grandes obras em BIM (Modelagem da Informação da Construção) a partir de 2018. Para isso, a Secretaria de Estado do Planejamento criou um laboratório de experiências em BIM e tem apoiado iniciativas que visam a difusão de conhecimentos sobre a tecnologia.
Foto: Rosália Pessato / Secretaria do Planejamento
>>> Foto para download na galeria
Nessa terça-feira, 21, em Curitiba, a Secretaria de Estado do Planejamento firmou acordo de cooperação técnica com a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná para implementar a tecnologia BIM nos Estados. O ato ocorreu durante o primeiro Seminário Regional Construindo BIM: desafios e perspectivas para implantação no Brasil, que segue até o final da tarde desta quarta-feira, 22.
A diretora de Planejamento da secretaria de Planejamento de Santa Catarina, Tatiana Borges falou sobre a importância da parceria. “Quando começamos a estudar o BIM em Santa Catarina, logo percebemos que não basta implantar uma mudança no processo apenas dentro dos órgãos públicos estaduais. As áreas de engenharia, arquitetura e construção precisam estar preparadas para a demanda. E só é possível multiplicar o conhecimento quando o dividimos. Todos queremos mais qualidade nos projetos, na execução das obras, cronogramas mais precisos e mais informação para organização e manutenção dos bens públicos”.
“Quando o governo pede BIM, isso incentiva o mercado e as empresas que trabalham com obras públicas quando veem que está dando certo, experimentam a tecnologia para obras privadas”, afirmou o professor de Engenharia da Construção Civil da USP, Eduardo Toledo Santos, em palestra no seminário. Países como Finlândia, Dinamarca, Noruega, Holanda e Estados Unidos exigem que os projetos de grandes obras sejam feitos em BIM.
O coordenador de BIM da Secretaria de Planejamento de Santa Catarina, Rafael Fernandes Teixeira da Silva, apresentou o planejamento e implantação da tecnologia na contratação de projetos de obras públicas de Santa Catarina. Silva comenta: “O mais importante são as informações do modelo. São essas informações que vão tornar os processos mais eficientes e transparentes. Quem ganha é o engenheiro que terá mais segurança e a sociedade que conseguirá acompanhar as ações”.
Estiveram presentes na abertura do evento o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, José Richa Filho, a diretora do Departamento de Obras Púbicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Rio Grande do Sul, Lisiane Manassi Gomes, o vice presidente da Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas, Cicero Alvarez, o presidente do Sindicato dos Arquitetos do Paraná, Ormy Hütner Jr., e o conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, Laercio de Araújo.
Informações para a imprensa:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Imprensa SPG
Secretaria de Estado do Planejamento – SPG
E-mail: rosalia@spg.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3319/9186-9740
Site: www.spg.sc.gov.br