Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas avança para uma nova etapa
Elaborado com a parceria entre diferentes secretarias e órgãos públicos, o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas avança para uma nova etapa. O documento foi desenvolvido com o objetivo de constituir uma rede de parcerias entre estruturas governamentais, conselhos estaduais e municipais de entorpecentes e o terceiro setor.
Nesta quarta-feira, 13, o plano foi apresentado oficialmente ao governador Raimundo Colombo, contendo diagnósticos regionais para o levantamento de ações e estratégias prioritárias e para a definição de prioridades para os investimentos no setor. O governador autorizou a realização de uma rodada de apresentação dos dados em todas as regiões mapeadas.
Foto: Neiva Daltrozo, Secom
>>> Veja aqui a galeria de imagens.
“Esse plano é o diagnóstico de Santa Catarina no sentido de que todas as instituições públicas formem uma rede de combate às drogas no Estado. Nosso próximo passo é voltar às sete mesorregiões mapeadas, criar um conselho nestas localidades e começar a abordar preventivamente escolas e órgãos de saúde no combate às drogas, principalmente junto às crianças e adolescentes”, explicou o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Jorge Teixeira.
O secretário afirmou que será realizada uma nova reunião para definição de um cronograma para retorno às regiões mapeadas, com prioridade às cidades litorâneas e portuárias.
Entre as ações prioritárias, o plano destaca o programa Reviver, que está sendo realizado em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). A iniciativa trata de prevenção às drogas e tratamento de dependentes, contando com recursos do Governo do Estado para manutenção de vagas e capacitação dos técnicos de comunidades terapêuticas catarinenses.
O plano também propõe medidas como a promoção de campanhas nas diversas mídias para prevenção contra o uso e abuso de álcool e outras drogas e de campanhas para divulgação dos serviços das redes; e a formação e qualificação permanente intersetorial dos profissionais da rede; entre outras.
A comissão de elaboração do plano contou com representantes das secretarias de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação; Saúde; Educação; Segurança Pública; Justiça e Cidadania; e de instituições como a Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa, o Conselho Estadual de Entorpecentes (Conen), Cruz Azul, Associação Catarinense de Comunidades Terapêuticas e Instituto Programa de Alerta aos Pais. Mais informações sobre as ações desenvolvidas podem ser acompanhadas pelo site: www.vencerasdrogas.sc.gov.br.
A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é possível vencer, em 2012.
Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC