Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Lages define as propostas...

Lages define as propostas para inclusão no Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas

Os técnicos que participaram da 1ª Oficina Regional de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas definiram as propostas da Mesorregião de Lages para inclusão no Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas. Dentre as proposições levantadas durante as discussões de grupos estão a de criar protocolos de atendimento, criar ambulatório multidisciplinar nas unidades prisionais e socioeducativas; criar o sistema de informação intersetorial, promover a capacitação intersetorial, contratar profissionais como assistente social, psicopedagogo e psicólogo nas escolas e criar programas de prevenção além dos que já funcionam como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), dentre outras.

Foto: Cláudia Marcelo/SST

A oficina de Lages foi a última de sete realizadas neste ano. Os encontros regionais ocorreram em Florianópolis, Jaraguá do Sul, São Miguel do Oeste, Chapecó, Criciúma e Joaçaba.

O secretário-adjunto de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Eleudemar Ferreira Rodrigues, destacou que o próximo passo será a compilação das proposições de todas as regiões para selecionar as prioridades de ações que devem receber investimentos. “Pretendemos também encaminhar o plano à Assembleia Legislativa para que seja transformado em lei”, destacou.

O secretário reforçou ainda que em paralelo se manterá o diálogo permanente com os colegiados regionais para efetivação, acompanhamento e monitoramento das ações previstas pelas equipes técnicas.

Como iniciou – A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é possível vencer, no ano passado. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena o programa em Santa Catarina e paralelamente trabalha a elaboração e implantação do Plano num grupo intersetorial.

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}