Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Ponticelli sanciona lei para...

Ponticelli sanciona lei para impressão digital de bebês, reconhece Adjori como entidade de utilidade pública e libera recursos para programa Reviver

Em audiência na manhã desta quinta-feira, 14, em Florianópolis, o governador em exercício Joares Ponticelli sancionou a lei que vai garantir a coleta da impressão digital de recém-nascidos catarinenses; reconheceu a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori-SC) como entidade de utilidade pública estadual; e liberou a primeira parcela de recursos para o programa Rede Estadual de Atenção a Dependentes Químicos (Reviver), voltado ao atendimento de dependentes químicos. O secretário de Comunicação, Nelson Santiago, deputados estaduais e diretores da Adjori-SC participaram do ato.

Fotos: Jaqueline Noceti/SECOM
Veja aqui a galeria de fotos

Impressão digital de bebês

A lei de implantação do sistema biométrico de identificação de recém-nascidos em SC tem como objetivo garantir um sistema de identificação mais eficiente e seguro do que o utilizado atualmente (coleta de desenhos papilares com tinta em áreas como a planta dos pés). De acordo com a lei, os hospitais e maternidades públicos e privados do Estado deverão implantar e operacionalizar o sistema de identificação, que consiste em um banco de dados civil, centralizado em órgão estadual competente, vinculando as impressões digitais das mãos e dos pés dos recém-nascidos às de suas mães.

“Já no nascimento, a criança terá sua impressão digital coletada e enviada ao banco de dados e essa informação vai acompanhá-la por toda a vida. Com isso vamos evitar casos de trocas de bebês em maternidades e combater casos de contrabando de menores”, destacou Ponticelli, lembrando que cerca de 40% dos casos de desaparecimento de pessoas no país envolvem crianças. O governador em exercício explicou que com a lei sancionada, o próximo passo será garantir a integração dos órgãos envolvidos. “É preciso promover a articulação de todos os departamentos estaduais e nacionais e adequar hospitais e maternidades do Estado para que a lei seja implementada no menor espaço de tempo possível”, afirmou.

Adjori

leis 20131114 1491487846

O governador em exercício também sancionou a lei que reconhece a Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori-SC) como entidade de utilidade pública estadual. “A Adjori tem o reconhecimento pela preocupação com a profissionalização e com a dotação de condições para que os jornais do interior possam cada vez mais cumprir seu papel de forma imparcial e responsável. A aprovação dessa lei reconhece todo o esforço da entidade pelo fortalecimento do setor e abre a possibilidade de parcerias com órgãos públicos”, afirmou Ponticelli.

Hoje, a entidade conta com cerca de 180 associados em todo o Estado. O presidente da Adjori-SC, Miguel Ângelo Gobbi, acompanhou o ato em Florianópolis. “Na prática, essa lei vai garantir acesso a recursos para organização, capacitação das equipes e orientação na área de gestão, para que o jornal seja treinado para ter controle absoluto da empresa, mesmo que seja uma pequena empresa”, comemorou Gobbi.

Programa Reviver

A audiência terminou com a assinatura da liberação da primeira parcela dos recursos do programa Rede Estadual de Atenção a Dependentes Químicos (Reviver). O programa vai investir, no primeiro ano, cerca de R$ 12 milhões em prevenção às drogas e tratamento de dependentes no Estado, por meio de uma parceria entre Governo do Estado e a Comissão de Prevenção e de Combate às Drogas da Assembleia Legislativa (Alesc).

O presidente da Comissão de Combate às Drogas da Alesc, deputado Ismael dos Santos, lembra que o governador Raimundo Colombo assinou a autorização para o programa em agosto e agora o governador em exercício Joares Ponticelli assinou a liberação da primeira parcela, no valor de R$ 3 milhões, que vai garantir três meses de financiamento , contemplando 100 comunidades terapêuticas catarinenses e oferecendo 1.000 vagas em todo o Estado.

O programa vai atender entidades que estiverem adequadas à legislação federal da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Saúde. Cada instituição poderá obter recursos para o custeio de até 10 vagas. Entre as ações previstas pelo Reviver, também estão o diagnóstico e o cadastramento de comunidades terapêuticas, capacitação de profissionais destas comunidades, elaboração de protocolos de prevenção, pesquisa de avaliação do cuidado e da reinserção familiar e elaboração de material instrucional.

Governador em exercício
Ponticelli permanece no cargo de Governador do Estado até o dia 17 de novembro. Nesse período, o governador Raimundo Colombo está em missão oficial na Rússia e o vice-governador Eduardo Pinho Moreira está em período de férias. 

Informações adicionais para a imprensa:
Alexandre Lenzi
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom
E-mail: lenzi@secom.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-3018 / 98843-4350
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support