Dia do Diretor Escolar: Governo de SC fortalece gestão democrática e investe na formação continuada
Foto: Ricardo Trida / Arquivo / Secom
A função do diretor escolar vem sendo repaginada em Santa Catarina. O Governo do Estado entende que a função é vital para o andamento da educação catarinense e realizou, em 2023, as eleições dos novos gestores com recorde de participação das famílias. No Dia do Diretor Escolar, vale relembrar o que já foi feito neste sentido.
“O objetivo do nosso governador Jorginho Mello com essas ações é fazer com que Santa Catarina tenha o melhor ensino do país. Os diretores escolares têm uma participação fundamental na educação catarinense. Por isso, a importância da participação das famílias no processo de escolha desses profissionais”, comenta o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
Escolha dos novos diretores com participação da comunidade escolar
No início deste ano, o Governo do Estado deu posse aos 1.046 novos diretores escolares da rede estadual de ensino para os próximos quatro anos. Após uma eleição de Plano de Gestão Escolar histórica, com grande participação da comunidade escolar, que levou pais, estudantes e professores indo às urnas.
O processo de escolha dos novos gestores teve uma importante novidade: o quórum mínimo eleitoral, que buscou estimular a participação da comunidade escolar, especialmente das famílias, tornando o processo mais democrático. Mais de 54% das unidades escolares atingiram o quórum mínimo eleitoral.
Os diretores empossados estarão à frente da função até 2027, colocando seus Planos de Gestão Escolar em prática. Os trabalhos estão sendo acompanhados pela SED por meio de indicadores que avaliam desde o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes até a estrutura do ambiente escolar.
Formação continuada
Para garantir a evolução dos diretores escolares de Santa Catarina, o Governo do Estado implementou de forma inédita um processo de avaliação, através do Monitoramento e Avaliação da Aplicação do Plano de Gestão Escolar (MAAP). O objetivo é contribuir para a qualificação e profissionalização da gestão escolar, fornecendo informações para o planejamento estratégico e promovendo o desenvolvimento da qualidade de ensino.
O MAAP leva em consideração a habilidade do diretor da escola em executar o Plano de Gestão Escolar. Essa análise é feita a partir do cumprimento do Termo de Compromisso de Gestão e das competências do diretor do Decreto Nº273/2023; da aprovação em cursos para Gestão Escolar ofertados pela SED; da satisfação e participação da comunidade escolar; e dos indicadores de aprendizagem, fluxo escolar e matrícula.
As Comissões Regionais de Gestão Escolar, compostas por membros das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), são as responsáveis por este acompanhamento e pela devolutiva ao gestor escolar. O trabalho das equipes é orientado por um roteiro de monitoramento.
Como parte deste monitoramento, a SED disponibiliza um curso de formação para os gestores escolares. Ele é 100% online, na plataforma Moodle, e os diretores têm acesso a um cronograma de estudos, videoaulas, textos complementares, fóruns de discussão e deverão cumprir atividades obrigatórias. A carga horária é de 40 horas e o acompanhamento da participação dos gestores é feito pelas CREs.
“É uma formação para o dia a dia do diretor escolar, que poderá assistir no melhor momento para ele. O nosso objetivo é poder aperfeiçoar, aprimorar, sempre com o foco principal na qualidade de ensino”, assinala secretária adjunta Patrícia Lueders.