Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. Oficina em Chapecó discute...

Oficina em Chapecó discute enfrentamento às drogas e propostas para plano estadual

As propostas da região de Chapecó para integrar o Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas serão conhecidas na tarde desta sexta-feira, 20, durante o encerramento da Oficina de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas da Mesorregião de Chapecó. O evento que abriu nesta quinta-feira, 19, está sendo realizado na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). 

Na manhã desta sexta-feira, os técnicos serão divididos em diferentes grupos de discussão nos eixos saúde intersetorial; segurança pública; cidadania e justiça; educação e prevenção intersetorial; assistência social; e controle social e comunidades terapêuticas. O resultado das discussões apresentadas em grupo será encaminhado ao colegiado gestor da mesorregião de Chapecó para análise e posterior aprovação, elaboração do plano operativo e a execução conjunta com o Governo do Estado.

Além da oficina em Chapecó, já foram realizadas em Florianópolis, Jaraguá do Sul e São Miguel do Oeste. As demais ocorrem Criciúma, Joaçaba e Lages até o final do ano.

Durante a abertura na tarde desta quinta-feira, 19, o secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) destacou que com o trabalho de elaboração do Plano está-se construindo o maior projeto de intersetorialidade de Santa Catarina. “Temos que atuar de maneira firme na prevenção e no cuidado. É importante que ensinemos nossos jovens que formarão família sobre a responsabilidade de ter filhos. Também é preciso que os profissionais do município que lidam, principalmente, com jovens sentem-se juntos para avaliar quais aqueles que têm problemas e o que podem fazer para ajudá-los”, ressaltou. O secretário disse ainda que somente com trabalho integrado é que pode haver o enfrentamento às drogas lícitas e ilícitas.

A secretária municipal de assistência social do município de Chapecó, Belenites Froza afirmou que a parceria com o governo do Estado é fundamental para que se consiga atuar de maneira prática e eficiente.

O gerente de assistência social da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Chapecó, Adriano Cechin, disse que o trabalho de diferentes áreas de atuação permite melhor entendimento sobre os problemas e soluções para o enfrentamento às drogas lícitas e ilícitas.  

Participaram ainda da cerimônia de abertura o gerente administrativo da Unoesc, Sérgio Prates; o tenente-coronel da Polícia Militar, Valdez Venâncio; o coronel da Polícia Militar, Walmor Backs, além de técnicos da secretaria de Estado da Educação; Saúde e comunidades terapêuticas.

A abertura do evento foi encerrada com a palestra de Cloves Benevides, coordenador do Fórum Nacional de Gestores de Políticas Públicas sobre Drogas.

As oficinas técnicas têm a participação das Secretarias de Estado da Assistência Social; Saúde; Justiça e Cidadania; Educação; Segurança Pública; conselhos tutelares, conselhos de segurança, conselhos municipais antidrogas (Comads); fundações; comunidades terapêuticas; Ministério Público; Tribunal de Justiça; representantes de entidades socioeducativas e prisionais; além da Comissão de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa (Alesc).

Foto: Cláudia Marcelo de Lima/SST

Como iniciou

A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é possível vencer, conforme decreto 991, de 25 de maio de 2012. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena o programa em Santa Catarina e paralelamente trabalha a elaboração e implantação do Plano num grupo intersetorial.

Os detalhes sobre as oficinas regionais de políticas públicas sobre drogas e outros assuntos relacionados ao tema podem ser acessados no endereço: www.vencerasdrogas.sc.gov.br

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}