Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Desenvolvimento Social
  4. /
  5. São Miguel do Oeste...

São Miguel do Oeste apresenta propostas para o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) realizou, nesta terça-feira, 17, uma oficina em São Miguel do Oeste para discutir propostas para o Plano Catarinense de Políticas Públicas sobre Drogas. Esta  foi a terceira prevista de um total de sete. Nesta quinta, 19, e sexta-feira, 20, será a vez da oficina de Chapecó. As demais serão em Criciúma, Joaçaba e Lages. Já foram realizadas em Florianópolis e Jaraguá do Sul.

O resultado das discussões apresentadas em grupo será encaminhado ao colegiado gestor da mesorregião de São Miguel do Oeste para análise e posterior aprovação, elaboração do plano operativo e a execução conjunta com o Governo do Estado. Entre as principais propostas, estão a elaboração de protocolos e fluxos de atendimento intersetoriais, a ampliação da rede de saúde mental nos municípios, a criação de conselhos municipais de políticas sobre drogas, cursos de capacitação para conselheiros de todos os segmentos, e fortalecimento do Núcleo de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola (Nepre).

Os técnicos foram divididos em grupos em seis eixos: saúde intersetorial, segurança pública, cidadania e justiça, educação e prevenção intersetorial, assistência social e trabalho intersetorial, e controle social e comunidades terapêuticas. O secretário adjunto de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST), Eleudemar Ferreira Rodrigues, destacou a qualidade dos técnicos da região e reforçou o compromisso do Governo do Estado em criar o plano catarinense de políticas públicas sobre drogas de maneira integrada com as demais áreas de governo e com a sociedade civil.

A ideia de elaboração do Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas surgiu a partir da adesão do Estado ao programa federal Crack, é possível vencer, conforme decreto 991, de 25 de maio de 2012. A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) coordena o programa em Santa Catarina e paralelamente trabalha a elaboração e implantação do Plano num grupo intersetorial.

Como resultado da criação do colegiado gestor estadual, foi realizado no ano passado o 1º Encontro Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas. Os objetivos do encontro foram o de alcançar a intersetorialidade na efetivação das políticas públicas para a superação dos problemas decorrentes do álcool, tabaco e outras drogas; além de elaborar propostas para o Plano Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas.

Os detalhes sobre as oficinas regionais de políticas públicas sobre drogas e outros assuntos relacionados ao tema podem ser acessados no endereço: www.vencerasdrogas.sc.gov.br

{article Cláudia Marcelo de Lima – Assistência Social}{text}{/article}