Técnicos apresentam propostas ao Plano Catarinense de Políticas sobre Drogas para a região de Jaraguá do Sul
A criação de fluxos e protocolos, fomento ao esporte e lazer, incentivo aos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas (Comads), compartilhamento de um sistema de informações que integre toda a rede de atendimento, acolhimento das pessoas após o atendimento nas comunidades terapêuticas. Estas foram algumas das propostas apresentadas pelos técnicos que participaram da 1ª Oficina de Mobilização Intersetorial de Políticas Públicas sobre Drogas Mesorregião de Jaraguá do Sul. O evento terminou na tarde desta quarta-feira, na Sociedade Cultural Artística (SCAR).
Foto: Cláudia Marcelo/Assistência Social
Os resultados apresentados pelos grupos serão encaminhados para o Colegiado Gestor da Mesorregião de Jaraguá do Sul para análise e posterior aprovação, elaboração do plano operativo e a execução conjunta com o Governo do Estado. O Plano Catarinense será baseado no trabalho intersetorial das instituições que participam do evento e possuem ações diretas ou indiretas relacionadas à questão das drogas.
Os participantes foram distribuídos de acordo com os seguintes eixos: saúde intersetorial; segurança pública; cidadania e justiça; educação e prevenção intersetorial; assistência social e trabalho intersetorial; e controle social e comunidades terapêuticas.
A oficina regional de Jaraguá do Sul foi a segunda de sete oficinas que serão realizadas no Estado até o final de 2013. Estão previstas ainda oficinas regionais em Criciúma (20 e 21 de agosto); São Miguel do Oeste (16 e 17 de setembro); Chapecó (19 e 20 de setembro); Joaçaba (29 e 30 de outubro); e Lages (19 e 20 de novembro). A de Florianópolis foi realizada nos dias 10 e 11 de junho.
Participaram técnicos das Secretarias de Estado da Assistência Social; Saúde; Justiça e Cidadania; Educação; Segurança Pública; Casa Civil; Conselhos tutelares, Conselhos de segurança, Conselhos municipais antidrogas (Comads); Fundações; Comunidades terapêuticas; Ministério Público; Tribunal de Justiça; representantes de escolas particulares e de entidades socioeducativas e prisionais; além da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção às Drogas da Assembleia Legislativa (Alesc).
Informações adicionais
Cláudia Marcelo de Lima
Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação
E-mail: ascom@sst.sc.gov.br
Telefone: (48) 9181-2626